A oitava geração do Volkswagen Golf tem a estreia prevista para o segundo semestre de 2019 e o objetivo renovado de elevar, ainda mais, o nível de referência do segmento dos familiares compactos que ostenta.
À distância de quase um ano ainda são escassas as informações sobre o novo modelo, mas à medida em que o momento da revelação se aproxima, a expectativa sobre as novidades cresce, embora o Golf seja, por tradição, conservador na evolução entre gerações. E aí residirá uma das razões da sua longevidade na liderança absoluta e de longa data das vendas de automóveis na Europa.
Por isso, aguarda-se mais uma evolução na… continuidade. Evolução sem revolução. Ainda assim, o novo Golf não escapará a incluir alguns dos mais principais elementos de estilo atuais da VW, de que o topo de gama Arteon foi precursor, e que teve seguidores no SUV compacto T-Roc e mais recentemente no SUV maior, Touareg.
No exercício de design que apresentamos nas imagens anexas, da autoria de Kleber Silva, projeta-se o novo Golf com a grelha do Arteon e a configuração das óticas (dianteiras e traseiras) semelhante à que exibe a nova família de SUV do fabricante alemão. Fica a sugestão… ou a inspiração.