Dia de mudança de líder na classificação de motos do Rali Dakar. O australiano Toby Price (KTM) assumiu a frente da tabela, depois de ter terminado a oitava e antepenúltima etapa na terceira posição, a 1,13 minutos do vencedor, o austríaco Mathias Walkner (KTM).
Toby Price foi assim o sucessor do norte-americano Ricky Brabec, que desistiu da prova, com o motor da sua Honda partido, logo ao quilómetro 56 da etapa desta terça-feira. O australiano, que iniciou a prova ainda a recuperar de um pulso partido, tem agora 1,03 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), enquanto o austríaco Mathias Walkner (KTM) ocupa a terceira posição, a 6,35 minutos.
No que diz respeito aos portugueses, o dia ficou marcado pelo abandono de António Maio, com problemas mecânicos na sua Yamaha. Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) é agora o mais bem classificado, depois de ter registado o 13.º tempo na tirada, a 26.24 minutos do vencedor, subindo seis posições na geral, até ao 18.º lugar.
Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (Peugeot 3008) foi o mais rápido do dia, somando a quarta vitória em etapas, mas Nasser Al-Attiyah (Toyota) ficou agora mais perto da vitória, pois alargou a vantagem na liderança.
De referir ainda que, nos SxS, Miguel Jordão (Can-Am) foi sétimo e ocupa idêntica posição da classificação.