Pirelli e Mazda MX-5 com novo recorde mundial!

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Por Auto Foco 09-09-2019 11:17

A gama de pneus Pirelli Collezione, destinada aos modelos vintage e clássicos modernos, estabeleceu o seu primeiro recorde mundial, superando 2.900 curvas especificas (tipo de curvas também conhecidas como paellas ou ferraduras) em 12 horas de condução.

Este feito, fomentado pela Mazda Motors GmbH (flilial Alemã da marca japonesa) foi realizado no Tirol Austríaco com um MX-5 da primeira geração como protagonista, modelo que este ano comemora o seu 30º aniversário.

 A história deste feito começou às 19 horas do passado dia de 17 de julho na corrida de Kaunertaler Gletscherstraße, situada no Tirol Austríaco, sob a estrita supervisão do Hamburg Record Institute for Germany. Os encarregados de pôr as mãos no volante do MX-5 foram a piloto Cyndie Allemann; Jan Spieß, protagonista da Mx-5 Cup; Stefan Novitzki, provador da revista Auto Bild, e o piloto de ralis Niki Schelle, que alternaram o volante a cada 60 minutos.

Percorridas as 12 horas, a equipa acumulou um total de 2.900 curvas superadas, batendo amplamente as 1.500 registadas como a melhor marca até então. A corrida protagonista do recorde tem 26 quilómetros e 29 curvas no seu traçado, com um desnível total de quase 1.500 metros, e conduz ao glaciar Kaunertal, situado a 2.750 metros de altitude.

O Mazda MX-5, protagonista do recorde, estava equipado com um jogo de pneus Pirelli P Zero Asymmetric na medida 205/50 ZR15 86W, pertencentes à gama Pirelli Collezione. Jörg Schäfer, responsável de testes outdoor e instrumentais da Pirelli Alemanha, comentou: «Estes pneus, que utilizam tecnologia derivada do desporto automóvel, proporcionam as máximas prestações em termos de rigidez, durabilidade, aderência, precisão na direção, rendimento e segurança sobre o piso molhado, todos estes aspetos essenciais num desafio como este».

A evolução da durabilidade da estrutura do pneu utilizado durante o recorde mundial começou com um programa de simulações digitais, em que os especialistas da Pirelli carregaram no computador o perfil da rota utilizada. A seguir iniciaram-se os testes físicos em laboratório, ensaios em que os puseram à prova na máxima aceleração lateral, tanto em linha reta como numa ampla variedade de curvas, de forma ininterrupta durante 18 horas. As cargas ou pressões laterais também foram testadas em testes a 150% da sua máxima capacidade.

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