Na Audi, e-tron Sportback a partir de 72.618 €

Atualidade

Por Auto Foco 08-04-2020 19:16

Nas próximas semanas, entrega dos primeiros exemplares do Audi e-tron Sportback. O segundo automóvel totalmente elétrico da marca alemã foi revelado em novembro de 2019, em Los Angeles (EUA), e baseia-se Sport Utility Vehicle (SUV) homónimo à venda desde o ano passado. Na gama, apenas duas versões (50 quattro e 55 quattro), ambas com motores assíncronos instalados nos eixos, configuração que garante quatro rodas motrizes. Desde 72.618 €…

 

O e-tron Sportback tem 4,901 m de comprimento e 2,928 m entre eixos. As dimensões são semelhantes às do e-tron, mas o Sportback tem menos 13 mm de altura, devido ao desenho mais desportivo da carroçaria – na silhueta, sobressai a linha descendente do tejadilho dos pilares B para trás, opção que penaliza tanto a habitabilidade nos lugares de trás como a capacidade compartimento de carga posterior, que diminui 55 litros, de 600 litros para 555. No dianteiro, manutenção dos 60 litros.

 

Concorrente de Jaguar I-Pace e Mercedes-Benz EQC – a Tesla, a marca de referência na categoria, tem SUV novo na rampa de lançamento (Model Y) –, o e-tron Sportback tem versões com 313 cv/561 Nm (50 quattro) e 408 cv/664 Nm (55 quattro). Na primeira, a bateria tem 71 kWh, capacidade que permite até 347 de autonomia de condução entre recargas, utilizando-se o acelerador com moderação e otimizando-se a regeneração da energia nas desacelerações e travagens. Na segunda, o acumulador de energia, de iões de lítio, possui 95 kWh, por isso autorizando mais quilómetros de ação (máximo de 446 km, de acordo com o protocolo de homologação WLTP).

 

Nas duas versões, o sistema de tração, comandado eletronicamente, privilegia o envio de potência para as rodas traseiras, para experiência mais desportiva. No modelo 55, o rendimento do sistema depende do programa de condução selecionado: 360 cv no ‘D’, automático, 408 cv no ‘S’. Para o arranque 0-100 km/h, promessa de 6,6 segundos com o primeiro e 5,7 segundos com o segundo. A velocidade máxima apresenta-se limitada a apenas 200 km/h, para proteção da autonomia. No 50, 0-100 km/h em 6,8 segundos e 190 lkm/h.

 

No e-tron Sportback, adaptação da capacidade do sistema de travagem regenerativa, o que permite otimizar a energia armazenada na bateria e a autonomia entre operações de recarga. No 55, a potência máxima de carregamento é de 150 kW – apenas 120 kW no 50. Nos dois casos, falamos de cargas rápidas (corrente contínua). No entanto, com corrente alterna, admite-se só 11 kW. A fórmula, proposta de série, ‘devolve’ 100% de capacidade ao acumulador em 8h30. Numa tomada doméstica de 230V, carregamento completo em… 40 horas (10 amperes de intensidade, 2,3 kW de potência).

 

Para o e-tron Sportback, quatro níveis de equipamento e série especial de lançamento ‘Edition One’ com rodas de 21’’, pinças de travão em laranja, tejadilho panorâmico em vidro e retrovisores exteriores virtuais (câmaras em vez de espelhos).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade