Panamera bate o seu próprio recorde no Nürburgring

Atualidade

Por VM 14-08-2020 08:08

Em contagem decrescente para a estreia oficial, versão revista e atualizada da berlina da Porsche completou uma volta ao lendário Nürburgring em 7:29.81 minutos, significando a revalidação do recorde para a categoria de “automóveis executivos”. Naquele circuito alemão de referência, o piloto de testes, Lars Kern acelerou exemplar do novo Panamera, ainda coberto com camuflagem, para estabelecer o novo máximo, cerca de 13 segundos mais rápido que o seu antecessor.

A volta recorde sublinha os vastos aperfeiçoamentos realizados na segunda geração do Pa-namera. Em 2016, Lars Kern já tinha completado o circuito na região de Eifel com um tempo de 7:38.46 minutos ao volante de um Panamera Turbo com uma potência de 550 cv – este tempo foi alcançado na habitual distância utilizada naquela época para estas tentativas, ao longo de 20,6 quilómetros. Por outras palavras, sem a secção de 200 metros do circuito mais longo. De acordo com os novos estatutos da Nürburgring GmbH, o tempo da volta foi agora registado ao longo de todo o Nordschleife numa distância de 20.832 km. Para comparação: Lars Kern e o novo Panamera passaram a marca dos 20.6 km aos 7:25.04 minutos.

“Os aperfeiçoamentos realizados no chassis e conjunto motriz do novo Panamera foram sempre evidentes durante esta volta, naquele que é reconhecido como o circuito mais exi-gente do mundo,” afirmou Kern. “Particularmente nas secções Hatzenbach, Bergwerk ou Kes-selchen, a nova definição do sistema eletromecânico de estabilização é consistentemente efetiva e oferece ao Panamera uma estabilidade incrível apesar do piso acidentado do circuito. Na Schwedenkreuz, o Panamera beneficiou do aprimorado comportamento dinâmico e do aumento da aderência dos novos pneus desportivos da Michelin. Alcancei velocidades de passagem em curva que nunca pensei serem possíveis com o Panamera.”, concluiu.

“O Panamera sempre foi uma berlina exclusiva e, ao mesmo tempo, um verdadeiro automóvel desportivo. No novo modelo, ainda aprimorámos mais isto,” afirma Thomas Friemuth, Vice-Presidente da gama Panamera. “A par com o aumento da potência dos motores, foram feitos melhoramentos em áreas como a estabilidade em curva, o controlo da carroçaria e a precisão da direção. Estes aperfeiçoamentos beneficiam tanto o conforto como a perfor-mance. O recorde na volta é uma prova impressionante disto.”

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade