O Maruti Suzuki S-Presso, citadino comercializado na Índia, obteve zero estrelas nos testes de segurança de ocupantes adultos na última sessão do Global NCAP, a pior classificação possível.
Testado na versão de base, apenas com um airbag e sem cintos de segurança de três pontos de série em todos lugares, o citadino teve um desempenho abaixo dos padrões mínimos no crash-test.
Além dessas lacunas, o Maruti Suzuki S-Presso, por não dispor de pontos de fixação ISOFIX para cadeiras de criança, ficou-se por insuficientes duas estrelas na classificação de proteção de ocupantes infantis.
A estrutura do carro Maruti foi classificada como "instável", motivando o Global NCAP a recomendar “melhoramentos” ao fabricante.
No mercado indiano, os veículos são testados apenas à sua proteção frontal, deixando de fora outros exames que, na maioria dos mercados, são normativos, o impacto lateral e a proteção de peões.
“É muito dececionante que a Maruti Suzuki, a fabricante com a maior fatia do mercado indiano, ofereça um desempenho de segurança tão baixo para os seus clientes”, disse o secretário-geral da Global NCAP, Alejandro Furas.
“Outros fabricantes indianos, como a Mahindra e a Tata, já demonstram elevados níveis de segurança e de proteção aos ocupantes dos seus automóveis, habitualmente classificados com cinco estrelas”, acrescenta Furas.