Porsche moderniza Macan

Última revisão antes da chegada da nova geração eletrificada traz motorizações mais potentes e imagem levemente retocada. Preços a partir de 80.913 euros.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 20-07-2021 11:15

Apresentado em 2013, o Macan recebeu aquela que será a última atualização até ao lançamento do sucessor, programado apenas para 2022, e com inéditas versões 100% elétricas. A modernização aproximou o SUV da imagem dos carros mais modernos da marca, cumprindo o chavão que diz que em algo que ganha não se deve mexer. A Porsche retocou apenas a estética (bem apreciada) do bem-sucedido SUV compacto, com ênfase na seção dianteira, onde sobressai uma nova aplicação na cor exterior enfatiza a largura do modelo. Na versão GTS, o centro da secção dianteira, assim como outros elementos, passa a contar com um acabamento em preto. A traseira é agora complementada por um marcante difusor com design particularmente técnico. Aqui e na frente, apresenta uma nova estrutura 3D, a qual está disponível em opção para as sideblades (lâminas laterais).

A tecnologia de iluminação mais eficaz e eficiente foi também um dos focos da intervenção dos designers e engenheiros do fabricante alemão, presente também nas óticas dianteiras e na estreia do sistema de distribuição de luz adaptativa, Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) como equipamento de série (era opcional). Também os espelhos retrovisores exteriores Sport Design são de série em todas as versões.

O renovado Macan está disponível um total de 14 cores para o novo Macan, incluindo as novas cores Papaia Metalizado e Azul Gentiana Metalizado, assim como Verde Pitão para o Macan GTS com Pacote Desportivo GTS.

Foram adicionados sete novos desenhos de jantes à gama; são de 19 polegadas para o Macan, 20 polegadas para o Macan S e 21 polegadas para o Macan GTS.

No interior, manteve-se o maior ecrã tátil, com 10,9 polegadas, do sistema de infoentretenimento que a marca denomina de Porsche Communication Management (PCM), com funcionalidades de série como o comando por voz inteligente e a navegação online (através de Google Maps), ou outras, como o Porsche Connect Plus (com módulo de telefone LTE e leitor de cartões SIM) e o Wi-Fi hotspot.

As maiores novidades estão na consola central com superfície tátil ao invés de botões. O relógio analógico no topo do tablier é agora parte do equipamento de série. Inúmeros revestimentos em pele e pacotes de pespontos em cor de contraste em Azul Gentiana, Papaia ou Crayon estão disponíveis em opção para adicionar novos destaques de cor ao interior.

Ainda dentro do SUV renovado destaca-se para o volante desportivo GT, importado do 911, para a versão de topo de gama Macan S, que integra o botão Sport Response (através de simples pressão no centro do seletor de modos de dinâmica do veículo, o condutor pode afinar a resposta do Macan durante 20 segundos para dispor imediatamente da máxima performance) incluído no Pacote Sport Chrono (disponível também por pagamento adicional).

As motorizações propostas no relançamento do Macan são três, todas a gasolina e com mais potência.

O mais desportivo, o Macan GTS, equipado com o motor V6 biturbo com 2,9 litros debita agora 440 cv (mais 60 cv do que a versão que sai de cena), cumprindo a medição de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, quando equipado com o Pacote Sport Chrono.

O Macan S está agora também equipado com um motor V6 biturbo com 2,9 litros, que produz mais 26 cv, chegando agora aos 380 cv (0 a 100 km/h em 4,6 segundos). No acesso à gama, o renovado motor turbo de quatro cilindros com 265 cv (0-100 km/h em 6,2 segundos) Todas as mecânicas associadas à transmissão de dupla embraiagem da Porsche (PDK) com sete velocidades e ao sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM).

O comportamento dinâmico do Macan beneficia da otimização do sistema Porsche Active Suspension Management – regula a força do amortecimento de forma ativa e contínua para cada roda de modo individual –, de série nas versões S e GTS.

Em Portugal, os preços começam nos 80.913 euros para o Macan, 105.514 euros para o Macan S e 123.735 euros para o Macan GTS.

.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade