Novo Mitsubishi ASX: já o viu em algum lado?

Atualidade

Por Auto Foco 20-09-2022 20:25

A Mitsubishi apresentou a nova geração ASX, modelo do segmento B-SUV baseado no Renault Captur com início de comercialização em março de 2023, e que constitui «um sinal do compromisso» do fabricante japonês com o mercado europeu e o «início de uma etapa de produto que prevê a renovação total da gama da marca dos três diamantes.

O novo ASX recorre à plataforma CMF-B, desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, compatível com a aplicação de diferentes sistemas propulsores, híbrida plug-in (PHEV), 100% híbrida (HEV) ou semi-híbrida (Mild Hybrid) e onde se baseia uma carroçaria cujo design pouco difere do referido Renault Captur. Muito poucos elementos estéticos, além do emblema da Mitsubishi (ao centro do para-choques dianteiro) e da sua inscrição (na porta da bagageira), distinguem os dois SUV subcompactos das duas marcas, praticamente gémeos.   

As jantes, de 17” ou 18” polegadas, são uns desses escassos diferenciadores entre o ASX e o Captur, a que escapa há muito apregoada identidade luminosa conferida pelas luzes diurnas das óticas dianteiras – e até as posteriores. Os modelos da Mitsubishi e da Renault, por ela, não se distinguem em ambiente noturno.

À data do lançamento estarão disponíveis seis cores da carroçaria, que podem ser conjugadas com um tejadilho em preto nas versões de equipamento mais elevadas.

O design do habitáculo não é mais diferenciador – tão somente o volante é da Mitsubishi… -, dispondo de padrões de qualidade de construção, conforto, versatilidade e equipamento em tudo idênticos aos do Captur, que estão em bom plano do segmento. A bagageira tem capacidade de carga de 332 litros (norma VDA) que pode ser aumentada em 69 litros quando o banco traseiro deslizante é colocado na posição mais avançada.

Multimédia de topo

O sistema de áudio com ligação a smartphone (Smartphone Link Display Audio, SDA), instalado em posição central, atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento. Através dos ecrãs de 7 ou de 9,3 polegadas, as aplicações Apple CarPlay e Android Auto permitem a replicação sem fios das funcionalidades do smartphone, integrando o equipamento de série. As versões de equipamento superiores incluem também o sistema áudio BOSE Premium.

Os níveis de equipamento mais elevados incluem navegação 3D incorporada, bem como diversas opções de personalização de perfis de utilizador, widgets (ferramentas digitais) e escolha de modos de condução, através do sistema Multi-Sense.

O novo ASX oferece três opções no que respeita ao painel de instrumentos: o painel analógico de base, com ecrã de 4,2 polegadas, o painel digital configurável de nível intermédio, com ecrã de 7 polegadas, e o totalmente personalizável ecrã Digital Driver, de 10 polegadas, que também replica instruções de navegação.

Comandado através do SDA, o sistema Multi-Sense permite ao condutor personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a rapidez da entrega de potência. Através deste sistema, podem ser selecionados três modos de condução: Eco (prioridade máxima à eficiência), Pure (condução 100% elétrica), Sport (máxima entrega de potência, a par do ajuste do controlo dinâmico do chassis e da resposta da direção para um maior prazer de condução) e My Sense: permite ao condutor personalizar a sua experiência de condução, bem como a iluminação interior de LED, com oito tons disponíveis

Dispositivos de segurança 

Todas as versões contam de série com Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Aviso de Distância, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Cruise Control, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira.

Nas versões com especificações mais elevadas: Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem, Prevenção de Excesso de Velocidade, Cruise Control Adaptativo (com abrandamento e retoma de aceleração) e Acionamento Automático de Luzes de Máximos.

Nas versões HEV e PHEV com caixa automática e níveis de equipamento mais elevados, o ASX inclui o sistema MI-PILOT (Mitsubishi Intelligent - PILOT), que combina o Cruise Control Adaptativo com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem.

Motorizações

O motor de entrada é um inovador 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que estará disponível com uma caixa manual de 6 velocidades. Segue-se o motor 1.3 turbo a gasolina com um sistema semi-híbrido (gerador de arranque por correia, em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, o que lhe permite recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de oferecer assistência elétrica ao motor), disponível com caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7DCT).

O ASX será o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), conjugando um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo, e ainda um híbrido plug-in (PHEV), que associa um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh.

À semelhança do que ocorre com todos os veículos Mitsubishi em comercialização na Europa, o novo modelo inclui garantia de série de 5 anos/100 000 km, garantia da bateria de propulsão de 8 anos/160 000 km, garantia da capacidade da bateria de 8 anos/160 000 km e assistência em viagem por 5 anos (Pacote de Assistência Mitsubishi).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade