Rali de Portugal com impacto recorde na economia portuguesa

Motores

Por Redação 10-11-2022 16:03

Fotos: D.R.

A edição deste ano do Rali de Portugal, disputado em maio último nas regiões Norte e Centro do País, teve um impacto recorde na economia nacional de 153,8 milhões de euros, mais 12,5 milhões face à edição de 2019 (anterior à pandemia). O estudo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) da Universidade do Algarve aponta para uma receita fiscal direta para o Estado superior a 18 milhões de euros.

As principais receitas advêm dos gastos de adeptos (residentes e visitantes), equipas e organização, ascendeu a 76 milhões de euros, sendo que 78 por cento desse valor (€59,9 milhões) foi gerado por adeptos não residentes, o que ilustra o fluxo de espectadores originado pelo evento.

Segundo o estudo, 273 mil dos cerca de um milhão de espectadores são oriundos de países como Espanha, França, Reino Unido, Finlândia, Itália, Suécia, Irlanda, Alemanha, Polónia ou Estónia, entre outros. Em média, os turistas estrangeiros que visitaram o rali permaneceram quase três noites em Portugal e 86 por cento manifestou vontade de regressar a Portugal no Verão e 63 por cento no Inverno.

Ainda segundo o estudo, desde que regressou ao calendário do WRC, em 2007, o Rali de Portugal já registou 1.563,9 milhões de euros de retorno económico para o País.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Motores