Audi e-tron GT quattro

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TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 13-08-2023 08:00

Fotos: Gonçalo Martins

Não sendo novidade que é fácil fazer automóveis elétricos rápidos, o difícil é conseguir materializar o poder dos eletrões em sensações desportivas. Cenário que conseguimos ter com o Audi e-tron GT, que a par do primo Porsche Taycan (com quem partilha muitos elementos técnicos e toda a base da conceção 100% elétrica) resulta numa excelente interpretação EV do espírito Gran Turismo.

Como em qualquer GT, o design tem de impressionar. E esta longa e baixa carroçaria de 5 metros de comprimento vai ficar na história da Audi como ficará marcada na memória de quem com ele se cruze, em particular à noite, misturando-se os efeitos, as faixas e as animações dos grupos óticos LED com o design de coupé de quatro portas, com um longo capot dianteiro, como se lá estivesse a pernoitar um V8 a gasolina...

De espetáculo rolante à condução espetacular vão pouco mais de 4 segundos. O tempo que o e-Tron GT demora a digerir os primeiros 100 km/h com o contributo da função overboost que durante 2,5 segundos faz a potência subir de normais 476 para 530 cv, resultado da combinação dos dois motores elétricos (tração integral quattro) que tratam de garantir ótima motricidade e o melhor aproveitamento do (enorme) potencial elétrico.

Como seria de prever, através dos modos de condução, o condutor pode gerir a intensidade das sensações, seja o tato da direção, a brutalidade da aceleração ou a calibragem da (opcional) suspensão pneumática – às patilhas do volante fica alocada a intensidade da travagem regenerativa, com níveis bem calibrados. E uma das características que mais brilha no e-Tron GT é mesmo a mestria como sabe ser cómodo e confortável e, ao mesmo tempo, senhor de efeito lapa na estrada, curvando com afinco e fluidez e enorme precisão direcional. Tudo devidamente encaminhado ao condutor com a necessária dose informativa e emotiva. Afinal há quem saiba fazer...

O interior, tipicamente Audi, não fascina por efeitos vanguardistas, monitores de grandes dimensões (multimédia em ecrã tátil de apenas 10,1’’) ou decorações impressionistas. O sistema operativo é funcional sem deslumbrar pelo grafismo ou opções de personalização e o painel de instrumentos, com várias vistas, limita-se às informações essenciais. O certo é que o condutor se senta de forma exímia, realmente desportiva (qual Porsche), envolvente e digna- mente confortável, com o monitor central para si ligeiramente virado.

Os elétricos e as baixas temperaturas

Não são os (elevados) tempos de carregamento os únicos óbices na utilização do automóvel elétrico – e, se encontrar por aí, este Audi até aceita ser ligado a postos até 270 kW. As baterias dão-se mal com as baixas temperaturas, e sentimos esse efeito durante os dias deste teste: com climatização ligada e a ritmos moderados, o e-tron GT não foi capaz de  indicar (e fazer) mais de 350 km com uma só carga da bateria de 83,7 kWh úteis, encurtando-se ainda mais a autonomia se o cenário for maioritariamente de autoestrada. Constrangimento que colide com o que se procura no conceito de Gran Turismo e em que o e-tron GT é exímio: no conforto, no silêncio e na capacidade de acelerar e de manter velocidades elevadas, com a ajuda de muito favorável coeficiente aerodinâmico de apenas 0.24 e de duas relações na transmissão –  a segunda velocidade permite superior desmultiplicação a velocidades mais altas, contribuindo para a contenção do consumo. Mas as médias registadas foram elevadas, sempre acima de 21 kWh/100 km e bem possível de alcançar os 30.

Em conjunto com o exímio trabalho da suspensão pneumática e do correto tato do pedal de travão, o e-tron GT pode ainda valer-se da agilidade extra conferida pelo eixo traseiro direcional ou da facilidade da condução noturna proporcionada pela exímia tecnologia LED matrix adaptativa.

Embora partilhando chassis e sistema de propulsão elétrico com o Porsche Taycan (com tudo de bom que tal acarreta!), o Audi e-tron GT é um automóvel repleto de caráter e que irá ficar na história da marca. Não só por ter sido a estreia da Audi entre os GT elétricos de alta performance, como por ter resultado dinamicamente excecional, num concentrado de tecnologias ao serviço da condução, mas também da adequação da imagem às emoções proporcionadas.

Preço (agosto 2023):

Audi e-Tron GT quattro - 112.760 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI e-tron

GT Quattro

Motor
Tipo 2 motores elétricos
Potência 530 cv (390 kW)
Binário 640 Nm
Bateria Iões de lítio (800 V)
Capacidade útil 83,7 kWh
Tempo de carga (0-80%) 23 m a 270 kW
Transmissão
Tração Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 2 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. triângulos duplos
Suspensão T Ind. triângulos duplos
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,989/1,964/1,413 m
Distância entre eixos 2,898m
Mala 405 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 8jx19-225/55 R19
Pneus T 10jx19-255/45 R19
Peso 2351 kg
Relação peso/potência 4,4 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 245 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,1 s
Consumo médio 20,1 kWh/100 km
Autonomia 492
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos/80.000 km
Pintura/Corrosão 8 anos/160.000 km anos
Bateria 20000
Imposto de circulação (IUC) 0 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 1,8 s
0-100 / 130 km/h 4,3/6,6/14,7 s
0-400 / 0-1000 m 12,5/23,2 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 1,6 s
60-100 km/h (D) 2,0 s
80-120 km/h (D) 2,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,0/9,0 m
Consumos
Consumo médio 24,8 kWh/100km
Autonomia 350 km

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