Abarth 695 esseesse

Peça de coleção

TESTE

Por Vítor Mendes da Silva 23-08-2022 17:00

Fotos: Gonçalo Martins

Com produção limitada a apenas 1390 unidades, a nova “edição de colecionador” do Abarth 695 esseesse é o mais rápido da gama de que pequenos escorpiões criados para picar adeptos da condução desportiva.

Inspirado no modelo de 1964 com o mesmo nome, o 695 esseesse destaca-se dos demais ao apresentar mão cheia de elementos exclusivos, como é o novo capot de alumínio de dupla curvatura até 25% mais leve do que um capot convencional e que, combinado com o sistema de escape Akrapovic e com outras intervenções específicas, diminui em 10 kg o peso global da viatura em relação ao Abarth 595 Competizione. Na traseira, a adoção do “Spoiler ad Assetto Variabile”, que na posição mais elevada (60°) e a 200 km/h – é ajustável entre 0 e 60° – fornece um aumento da carga aerodinâmica até 42 kg, melhorando a estabilidade em curva. Tudo combinado, menor peso, desempenho otimizado e melhor aceleração.

Disponível unicamente em versão berlina, o novo Abarth 695 esseesse comercializa-se só em duas cores: 695 unidades em Preto Scorpione e 695 em Cinzento Campovolo, a do nosso teste. Os conteúdos estéticos exteriores prosseguem com vários elementos inspirados no passado da marca, dos pormenores brancos no defletor dianteiro, às capas dos retrovisores e nos autocolantes laterais, sem esquecer as jantes de 17 polegadas brancas com centro vermelho, pinças de travão Brembo vermelhas e sobredimensionadas – segundo a Abarth, o sistema consegue realinhar as pastilhas dos travões com a superfície de travagem dos discos para rápida dispersão do calor e melhor capacidade de resposta da viatura em travagem. Igualmente dignos de nota são os terminais de escape Akrapovic de titânio. Ouvimo-lo em todo o seu esplendor quando pressionamos o botão Sport no tablier: modo de condução que altera a assistência da direção (para bastante mais pesada e direta), ajusta os controlos de tração e de estabilidade para ação menos expressiva, atrasando a intervenção e alterando a força do motor a médios regimes, através da variação da pressão do turbo. O novo 695 esseesse está equipado com a variante mais potente do motor 1.4 T-jet, com 180 cv e 250 Nm de binário às 3000 rpm e disponibilidade incrível; o carro acelera e também recupera com fulgor sempre que solicitado. E a caixa manual de 5 velocidades acompanha – está bem escalonada e, mesmo com seletor impreciso, permite retirar o máximo rendimento de motor cujo timing ideal de passagem de caixa situa-se a 3000-4000 rpm, faixa em que o turbo se encontra cheio e no auge do seu débito.

O 695 esseesse acelera bem e curva melhor. O amortecimento seco que castiga os ocupantes nos pisos mais irregulares é também responsável por colar o venenoso escorpião ao asfalto quando guiamos muito depressa, aproveitando o temperamento especial de pequeno turbo capaz de acelerar a 225 km/h e arrumar a medição de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Nos limites, é o autoblocante a cravar as rodas dianteiras ao interior das curvas, gerando crescente de confiança para que se aumente a velocidade.

Como no exterior, o 695 esseesse mostra o lado exclusivo também no interior, com os bancos a incluírem a inscrição "ONE OF 695” no encosto de cabeça – as costuras dos bancos Sabelt são a condizer com a cor externa, enquanto os cintos de segurança são sempre vermelhos. No tablier, a inscrição personalização prossegue com a faixa do tabliê revestida de Alcantara, onde se destaca a inscrição “695 esseesse” recortada a laser no canto inferior direito e apontamentos em fibra de carbono, na alavanca da caixa de velocidades, os pedais e as aplicações no volante.

Por fim, na vertente tecnológica e de conectividade, o Abarth 695 esseesse é equipado com sistema de infoentretenimento Uconnect, com navegador por satélite, ecrã tátil de 7” com Apple CarPlay integrado e compatível com Android Auto, e rádio digital DAB.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

ABARTH 695

esseesse

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1368 cc
Alimentação Injeção multiponto, turbo
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 180 cv/5750 rpm
Binário 250 Nm/3000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/9,5 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 3,657/1,627/1,485 m
Distância entre eixos 2,3m
Mala 185 litros
Depósito de combustível 35 litros
Pneus F 7jx17-205/40 R17
Pneus T 7jx17-205/40 R17
Peso 1110 kg
Relação peso/potência 6,1 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 205 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,7 s
Consumo médio 6 l/100 km
Emissões de CO2 171 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/8 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 171,32 €

Medições

ABARTH

Acelerações
0-50 km/h 3 s
0-100 / 130 km/h 6,9 /- s
0-400 / 0-1000 m 14,8 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 3,9 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 3,9/5,2 /- s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 5,4/6,7/- s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,7/- m
Consumos
Consumo médio 7,8 l/100km
Autonomia 488 km

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