VW Touareg V6 TDI

O que vale(s)?

Apresentação

Por José Caetano 06-09-2018 13:00

A carreira comercial sensaborona do Phaeton (apenas 84.325 exemplares entre 2002 e 2016), com as atualizações de 2007 e 2010 a não acabarem com insipidez na origem da resposta negativa da administração do Grupo VW à sucessão do automóvel e ao ponto final da produção, originando vazio no topo de gama que não preocupou a marca, pelo menos excessivo, devido ao reconhecimento da falta de argumentos para rivalizar com a concorrência premium – leia-se Audi, BMW e Mercedes-Benz. Mas, ação, reação!

Reconhecendo o sucesso da fórmula Sport Utility Vehicle (SUV), a marca de Wolfsburg, Alemanha, não poupou no programa Touareg III, empenhando-se no desenvolvimento e na produção de modelo excecional, de forma a posicioná-lo no topo de gama, com o estatuto de navio-almirante. Técnica e tecnologicamente, não há automóvel melhor no catálogo do fabricante. Entre os muitos conteúdos, Innovision Cockpit com dois painéis digitais de grandes dimensões para instrumentação e info-entretenimento – 12’’ e 15’’, respetivamente! –, projeção direta de informações no para-brisas (Head-Up Display), o que acontece pela 1.ª vez num VW, barras estabilizadoras ativas, quatro rodas direcionais, etc.

O Touareg III também representa passo à frente no campo das assistências eletrónicas. O VW tem o Nível 2 na tabela de cinco da condução autónoma, por dispor de sistemas como o Traffic Jam Assist que mantém o automóvel no centro da faixa de rodagem e a distância de segurança para a viatura à frente (até 60 km/h) – mais: câmaras, radares e sensores detetam até trabalhos na estrada! Opcional, esta tecnologia figura numa lista que inclui controlo de velocidade adaptativo e travagem de emergência, entre (muitos) outros itens. Tão grande número de recursos, na qualidade e na quantidade, resulta da adoção de arquitetura moderna: a plataforma MLB Evo do Grupo VW, também a base de Audi Q7 (mais o Q8 na rampa de lançamento!), Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.

A medida de tudo na VW

Se Protágoras (480-415 a.c.), filósofo da Grécia Antiga, colocou o homem no centro do pensamento, ao classificá-lo como «a medida de todas as coisas», a VW apresenta-nos o Touareg como o futuro da marca, nomeadamente no capítulo da digitalização. Na 3.ª geração, nas dimensões de carroçaria com construção híbrida em aço e alumínio – 52% e 48%, respetivamente –, mais 77 mm de comprimento, 1 mm entre eixos e 44 mm de largura, contra menos 44 mm em largura. A habitabilidade aumentou, nomeadamente nos bancos posteriores, com os ocupantes dos lugares traseiros a encontrarem espaço extra, e o volume da mala evoluiu para 810 litros (mais 113), na configuração standard do compartimento. Atrás, regulação longitudinal dos assentos (as calhas têm 16 cm de curso e, esticando-se os centímetros para as pernas, encolhe-se a capacidade de carga) e inclinação dos encostos (21º, no máximo).

Posicionando-se no topo da gama da VW, este Touareg privilegia mais do que o normal na espécie à condução sobre o asfalto, facto ilustrado tanto pela dispensa de redutoras como pela pioria dos ângulos específicos, combinação que diminui a capacidade de movimentos fora de estrada e transposição de obstáculos. A suspensão de aço é de série, mas há sistema pneumático entre os opcionais, com amortecimento variável. Montando-o – e combinando-o com o pacote Off-Road, outro extra! –, até 70 mm a mais de altura (Off-Road Plus) e 15 mm a menos (Sport). Para acesso mais fácil à bagageira, selecionando programa específico em comando próprio, menos 40 mm. No portão, abertura e fecho elétricos.

O Touareg, de série, tem caixa automática de 8 velocidades com modo manual ativado sequencialmente em patilhas no volante e tração integral. O diferencial central do tipo Torsen regula a distribuição do binário em função das características da condução e do piso privilegia o eixo posterior, com possibilidade de 20 a 70% disponível no dianteiro… Entre os opcionais, quatro rodas direcionais para aumento da estabilidade do SUV da VW a alta velocidade (as traseiras movem-se até 5º na mesma direção das dianteiras) e a capacidade de manobra (abaixo de 37 km/h, movimentam-se no sentido contrário, o que retira quase 1 metro ao diâmetro de viragem, reduzindo-o de 12,12 m para 11,19 m). Ainda entre os extras, barras estabilizadoras ativas controladas por motores elétricos que são alimentados por rede complementar de 48V e eliminam o rolamento da carroçaria em curva, nas transferências de massa.

Motor potente e silencioso

No Touareg, sete programas de condução em botão na consola entre os bancos dianteiros: Eco, Comfort, Auto, Normal, Sport, Snow e Individual. Contando-se com o pacote Off-Road, mais modos, todos específicos: Auto, Sand, Gravel e Expert. Para o primeiro contacto dinâmico, nas estradas alpinas da Áustria, V6 3.0 TDI com 286 cv. A mecânica beneficia do funcionamento ótimo da caixa, rápida e suave, revelando-se veloz na resposta ao acelerador (600 Nm), progressiva e silenciosa.

O turbodiesel tem descontaminação dos gases de escape (AdBlue) e cumpre as normas antipoluição mais restritivas. No outono, V6 3.0 TFSI de 340 cv e V6 3.0 TDI de 231 cv. Em 2019, V8 Diesel de 421 cv e híbrido plug-in com V6 a gasolina e motor elétrico (367 cv).

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Ficha Técnica

Caracteristicas

VOLKSWAGEN TOUAREG

V6 TDI

Motor
Arquitetura 6 cilindros em V
Capacidade 2967 cc
Alimentação Injeção direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2x2 a.c.c./24v
Potência 286 cv/3500-4000 rpm
Binário 600 Nm/2250-3250 rpm
Transmissão
Tração Integral, permanente
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. multibraços
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,19 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,878/1,984/1,702 m
Distância entre eixos 2,894m
Mala 810-1800 litros
Depósito de combustível 75 litros
Pneus F 8jx18-235/65 R18
Pneus T 8jx18-235/65 R18
Peso 2070 kg
Relação peso/potência 7,23 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 235 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,1 s
Consumo médio 6,9 l/100 km
Emissões de CO2 182 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

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