Suzuki Jimny JLX

Ainda há puros e duros

Apresentação

Por Ricardo Jorge Costa 30-12-2018 16:00

Na quarta geração, o Suzuki Jimny, com os seus 3,65 m de comprimento, continua a ser o automóvel de todo-o-terreno mais pequeno do mercado, mas certamente é um dos mais aptos do seu tamanho na sua função. Para isso, dispõe de tração integral com redutoras, ângulos de TT amplos e distância ao solo bastante elevada, com velhinho chassis rígido de travessas e longarinas.

No pequeno habitáculo transportam-se quatro adultos com pouco espaço para as pernas, atrás. Os plásticos dos interiores são simples, mas aparentam robustez, e o design do painel e do tablier está mais moderno e tecnológico, como o agora normativo ecrã tátil para o sistema de infoentretenimento. A posição de condução é correta, sobrelevada como se recomenda nos TT, embora o assento não disponha de regulação em altura. Em contraponto, o volante, apenas desta dispõe, dispensando o ajuste em profundidade/alcance. A distância ao teto é suficiente e a visibilidade para o exterior desimpedida.

O Jimny tem (exclusivamente) três portas e no acesso aos bancos traseiros é necessário (como é óbvio) mover o banco da frente, em dois movimentos. O acesso aos lugares posteriores é exíguo e a altura ao solo não ajuda. Contingências de um TT de tamanho XS.

A bagageira tem apenas 85 litros, não dispõe de chapeleira ou de cortina. No piso do compartimento há um pequeno alçapão e na versão mais equipada (Mode 3) também uma tomada de 12V. Com o rebatimento dos bancos de trás (reduzindo assim a lotação a duas pessoas), o volume de carga sobe para 377 litros, que é, em média, o de uma berlina compacta com... cinco lugares disponíveis.

A Suzuki oferece três níveis de acabamento e equipamento para a nova geração do pequeno Jimny: JL, JLX e Mode 3, por esta ordem de riqueza. Todos incluem reconhecimento de sinais de trânsito (em estreia na marca), travagem de emergência automática, deteção de fadiga do condutor, aviso de transposição involuntária de faixa de rodagem e sensores de luminosidade. Também lhes é comum o cruise control, volante multifunções, rádio com ligação Bluetooth e ar condicionado. O fecho centralizado, os assentos aquecidos e o ecrã do sistema multimédia já são exclusivos dos dois níveis de equipamentos superiores. E os faróis dianteiros de tecnologia LED podem encontrar-se apenas na versão de topo, Mode 3.

O único motor da gama é a gasolina, de quatro cilindros, unidade com 1,5 litros e 102 cv, que substitui o 1.3 da geração anterior, com 83 cv. A caixa pode ser manual de cinco velocidades ou, em opção, automática de quatro. Na renovação da mecânica reside uma das evoluções mais importantes do Jimny, proporcionando ao pequeno veículo mais músculo para enfrentar principalmente os terrenos revoltos, embora os ganhos em estrada não sejam descuráveis.

Todavia, é no off-road que o Jimny continua a destacar-se muito positivamente, herdando do antecessor o bom desempenho sem grandes recursos eletrónicos. A tração faz-se, por defeito, nas rodas traseiras e o eixo dianteiro (4H) é conectado manualmente num seletor do tipo alavanca, atrás do da caixa de velocidades, à antiga, onde se engrenam também as redutoras (4L). No modelo anterior, essas funções eram inseríveis por botão. Jimny de regresso às origens.

Outra característica vantajosa deste Suzuki para o fora de estrada são os ângulos de TT muito amplos. Asaber: 37º de ataque, 28º ventral (antes era de 31º) e 49º de saída. O controlo de descida em forte declive e de auxílio ao arranque em subida são os únicos elementos eletrónicos. Nem tudo foi «back to basics».

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Ficha Técnica

Caracteristicas

SUZUKI Jimny

JLX

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1462 cc
Alimentação Injeção eletrónica multiponto
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 102 cv/6000 rpm
Binário 130 Nm/4000 rpm
Transmissão
Tração Integral inserível, redutoras
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Eixo rígido
Suspensão T Eixo rígido
Travões F/T Discos ventilados/tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 3,480/1,645/1,720 m
Distância entre eixos 2,25m
Mala 85-377 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 5,5jx15-195/80 R15
Pneus T 5,5x15-195/80 R15
Peso 1435 kg
Relação peso/potência 14 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 140 km/h
Acel. 0-100 km/h -
Consumo médio 6,8 l/100 km
Emissões de CO2 154 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

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