Desde 1982 que a Porsche mantém a rotina: pouco depois do lançamento do novo 911 (coupé), segue-se o descapotável. Bom hábito, obviamente alicerçado nos ótimos números de vendas do Cabriolet, que ao longo de 36 anos de existência tem granjeado adeptos por todo o mundo.
A versão destapada da geração 992 do 911 mantém a maioria das características do coupé, diferindo deste, como é óbvio, na cobertura do habitáculo, substituída por capota têxtil, totalmente automática, que integra uma janela traseira em vidro e estrutura que integra elementos em magnésio, conhecidos como arcos, o que previne o efeito balão na capota a velocidades elevadas. A capota, que pode ser aberta ou fechada até 50 km/h, inclui novo sistema hidráulico que reduz o tempo de abertura para cerca de 12 segundos, enquanto um defletor de vento extensível eletricamente assegura que o habitáculo fica imune a turbulência.
Na fase de lançamento (e desconhece-se para já quando o 911 Cabriolet chegará), só duas versões disponíveis, Carrera S (tração traseira) e Carrera 4S (tração integral), ambos com seis cilindros boxer sobrealimentado com 3 litros, 450 cv disponíveis as 6500 rpm e 530 Nm de binário máximo entre as 2300 e as 5000 rpm.
Tal como já foi anunciado para o 911 (coupé), a eficiência desde motor aumentou, com os consumos a reduzirem graças ao melhorado processo de injeção. Contudo, outras medidas de otimização foram implementadas, nomeadamente a nova configuração dos turbocompressores e do sistema de arrefecimento do ar. Destaque merece, ainda, a nova transmissão de dupla embraiagem com oito velocidades.
O 911 Cabriolet Carrera S cumpre o arranque 0-100 km/h em 3,9 s (3,7 s com o opcional Pacote Sport Chrono) e atinge velocidade máxima de 306 km/h, enquanto o Carrera 4S chega aos 304 km/h e demora 3,8 s (3,6) para atingir 100 km/h).
Segundo a Porsche, a nova posição dos apoios do motor garante ao 911 Cabriolet ainda maior resistência à torção do que antes, sendo que o descapotável conta, pela primeira vez, com chassis desportivo Porsche Active Suspension Management (PASM). Com este equipamento, molas mais firmes e curtas, barras estabilizadoras mais rígidas à frente e atrás e chassis rebaixado em dez milímetros.
Esteticamente, o novo 911 Cabriolet parece mais musculado que o antecessor, contando com cavas das rodas mais largas (jantes de 20” à frente e 21“ atrás), sendo que nesta geração não há distinções entre as carroçarias das versões de tração traseira ou tração integral. Refira-se, ainda, que o eixo traseiro é 44 milímetros mais largo.
O habitáculo é copiado do 911 fechado, mostrando linhas direitas e limpas, com o novo tablier (onde há a destacar a evidente evolução digital da instrumentação) a cobrir toda a largura por entre duas linhas horizontais. No topo da consola central, novo ecrã de 10,9’’ bem posicionado e onde se visualiza e opera o Porsche CommunicationManagement (PCM).
No que se refere à segurança do automóvel, destaque para a estreia da tecnologia Wet Mode. Proposto de série, este sistema deteta água na estrada e avisa o condutor sobre a situação para que este possa definir o automóvel para o modo de segurança, o que é feito através de um botão ou utilizando o seletor de modos no volante (Pacote Sport Chrono).
Neste capítulo da segurança, referência também para o sistema de alerta e travagem com base na câmara que deteta o risco de colisão com veículos, pedestres, e ciclistas, e inicia um procedimento de aviso ou travagem de emergência, se necessário.