Hyundai Kauai Hybrid

Na linha da frente

Apresentação

Por Vítor Mendes da Silva 31-12-2019 20:20

Tratando-se de marca com objetivos de crescimento na Europa, a Hyundai tem plano muitíssimo bem gizado na frente da eletrificação do automóvel. Percebeu depressa que a combinação da tração elétrica com o formato SUV da moda é determinante para o êxito da massificação da tecnologia que mais acelera a diminuição de consumos e emissões de escape, como alternativa definitiva aos motores térmicos. Sem descurar a evidência de que a mudança de paradigma realizar-se-á de forma gradual e a equação também tem de considerar soluções a meio caminho, como é este Kauai Hybrid.

Com início de comercialização previsto para o último trimestre de 2019, o SUV híbrido da Hyundai está equipado com módulo que associa motor a gasolina com 1,6 litros atmosférico (ciclo Atkinson, com entrada/admissão de ar-combustível diferenciada da do ciclo Otto), a debitar 105 cv, e um motor elétrico com 43,5 cv, montado junto à transmissão de dupla embraiagem, que os sincroniza.

No caso do 1.6 Gdi a gasolina, a eficiência (40%) está entre as melhores da atualidade, a que se associa depois a unidade elétrica alimentada por baterias de iões de lítio (full-hybrid) instaladas por debaixo dos bancos traseiros, cuja recarga é feita através das desacelerações e travagens (e pela unidade Gdi), garantindo assim outra cuidado ambiental, sem diminuir as performances. O SUV híbrido acelera de 0-100 km/h em 11,2 segundos e tem uma velocidade máxima limitada aos 160 km/h, com um consumo de 3,9 l/100 km (4,3 l/100 km com jantes de 18’’) e emissões de 90 g/km de CO2 (99 g/km CO2 com jantes de 18‘’).

Mais diferenças: no habitáculo, painel de instrumentos mais amplo do que nos modelos convencionais para acrescentar informações sobre o funcionamento do sistema híbrido. Como acontece também no Electric, o Hybrid tem tratamento específico da imagem, no acabamento exclusivo do interior (com apontamentos a branco nas saídas de ventilação e na base do manípulo da caixa de velocidades, puxadores de postas a preto e forro do teto a cinzento), bem como no exterior da carroçaria, que estreia pintura bicolor, azul Blue Lagoon com teto preto, entre 26 combinações cromáticas possíveis para o SUV híbrido. As jantes têm desenho exclusivo.

Com o Kauai Hybrid, a Hyundai introduz também algumas novidades na dotação de equipamentos da marca. Entre as estreias, a possibilidade de passa a dispor das funcionalidades do sistema BlueLink, que permite, por exemplo, através de uma aplicação no smartphone comandar a abertura e fecho de portas à distância. Ainda em opção, o sistema de navegação áudio com o ecrã de 10,25 polegadas sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o Hyundai Live Services.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI KAUAI

Hybrid

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1580 cc
Alimentação Injeção direta
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 105 cv/5700 rpm
Binário 147 Nm/4000 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 43,5
Binário -
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 1,56 kWh
Módulo Híbrido
Potência 141 cv
Binário 264 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,165/1,800/1,550 m
Distância entre eixos 2,6m
Mala 361-544-1143 litros
Depósito de combustível 38 litros
Pneus F 7,5jx17 - 225/50 R17
Pneus T 7,5jx17 - 225/50 R17
Peso -
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 160 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,2 s
Consumo médio 4,1 l/100 km
Emissões de CO2 95 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação