Tratando-se de marca com objetivos de crescimento na Europa, a Hyundai tem plano muitíssimo bem gizado na frente da eletrificação do automóvel. Percebeu depressa que a combinação da tração elétrica com o formato SUV da moda é determinante para o êxito da massificação da tecnologia que mais acelera a diminuição de consumos e emissões de escape, como alternativa definitiva aos motores térmicos. Sem descurar a evidência de que a mudança de paradigma realizar-se-á de forma gradual e a equação também tem de considerar soluções a meio caminho, como é este Kauai Hybrid.
Com início de comercialização previsto para o último trimestre de 2019, o SUV híbrido da Hyundai está equipado com módulo que associa motor a gasolina com 1,6 litros atmosférico (ciclo Atkinson, com entrada/admissão de ar-combustível diferenciada da do ciclo Otto), a debitar 105 cv, e um motor elétrico com 43,5 cv, montado junto à transmissão de dupla embraiagem, que os sincroniza.
No caso do 1.6 Gdi a gasolina, a eficiência (40%) está entre as melhores da atualidade, a que se associa depois a unidade elétrica alimentada por baterias de iões de lítio (full-hybrid) instaladas por debaixo dos bancos traseiros, cuja recarga é feita através das desacelerações e travagens (e pela unidade Gdi), garantindo assim outra cuidado ambiental, sem diminuir as performances. O SUV híbrido acelera de 0-100 km/h em 11,2 segundos e tem uma velocidade máxima limitada aos 160 km/h, com um consumo de 3,9 l/100 km (4,3 l/100 km com jantes de 18’’) e emissões de 90 g/km de CO2 (99 g/km CO2 com jantes de 18‘’).
Mais diferenças: no habitáculo, painel de instrumentos mais amplo do que nos modelos convencionais para acrescentar informações sobre o funcionamento do sistema híbrido. Como acontece também no Electric, o Hybrid tem tratamento específico da imagem, no acabamento exclusivo do interior (com apontamentos a branco nas saídas de ventilação e na base do manípulo da caixa de velocidades, puxadores de postas a preto e forro do teto a cinzento), bem como no exterior da carroçaria, que estreia pintura bicolor, azul Blue Lagoon com teto preto, entre 26 combinações cromáticas possíveis para o SUV híbrido. As jantes têm desenho exclusivo.
Com o Kauai Hybrid, a Hyundai introduz também algumas novidades na dotação de equipamentos da marca. Entre as estreias, a possibilidade de passa a dispor das funcionalidades do sistema BlueLink, que permite, por exemplo, através de uma aplicação no smartphone comandar a abertura e fecho de portas à distância. Ainda em opção, o sistema de navegação áudio com o ecrã de 10,25 polegadas sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o Hyundai Live Services.