Nascido do cruzamento de uma berlina de cinco portas e um SUV, o Peugeot 408 apresenta-se como uma proposta de formato inédito no segmento C, onde se irá posicionar com preços um pouco acima aos da carrinha 308 e abaixo dos SUV 3008, a partir de 35.800 €.

Com as primeiras entregas a clientes desde já asseguradas para janeiro, o inédito Peugeot 408 tem uma carroçaria do tipo fastback, com generosa quinta porta traseira, longa distância entre eixos (2,79 m, vs 2,675 m da berlina 308 e 2,73 m da 308 SW) e vista de perfil cimentada por vários elementos estéticos inspirados nos SUV, caso das proteções plásticas em torno das cavas das rodas.
Com a Peugeot a disponibilizar seis tons para pintar a carroçaria, destaque para a inclusão de duas novas cores, caso dos Azul Obsession (das fotos) e Cinzento Titanium e a possibilidade de montar jantes de 20''.

Neste primeiro contacto direto com o novo modelo, foi fácil perceber a generosidade extra de espaço e de comodidade nos lugares traseiros, além dos efeitos práticos resultantes da colocação dos bancos em plano mais elevado, o que facilita o acesso (atrás e à frente) e permite superior sensação de desafogo interior. A acompanhar a extensão de espaço para pernas - muito acima do permitido pelo mais compacto 308 cinco portas - presença de duas portas USB a servir os lugares traseiros.
A bagageira também beneficia do aumento da distância entre eixos e da acessibilidade igualmente facilitada pela abertura do grande portão. A capacidade base da mala é de 536 litros na motorização 1.2 PureTech de 130 cv e de 471 litros nas motorizações híbridas Plug-In.

Nesta fase inicial de comercialização no mercado português, o Peugeot 408 estará disponível nas versões PHEV Hybrid de 225 cv e 180 cv, ambas com motor elétrico de 81 kW (110 cv) e 'pack' de baterias de iões de lítio de 12,4 kWh a apoiar a mecânica 1.6 turbo a gasolina. A entrada de gama é assegurada pela motorização 1.2 Puretech de três cilindros, a gasolina, com 130 cv. Todas as versões contam com caixa automática de 8 velocidades.
O interior segue o espírito e o esquema de digitalização inaugurado no 308, com a última evolução do conceito i-Cockpit, tendo como principais protagonistas do arranjo ergonómico o volante de pequenas dimensões, o painel de instrumentos digital de 10'' com efeitos 3D (nível de equipamento GT) e diversas vistas, além de sistema multimédia baseado num monitor tátil de 10'', permitindo a personalização de i-toggles como nos menus de navegação de um smartphone.

O estilo de condução e as reações do veículo podem ser adaptadas através do seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), com as versões PHEV a acrescentar os modos Electric e Hybrid. Com a bateria de 12,4 kW, a Peugeot promete autonomia elétrica máxima para 67 km. Ainda durante o ano de 2023, a gama será alargada com a introdução de versão e-408, com propulsão 100% elétrica.
Gama e preços:
PEUGEOT 408 | PVP |
Allure | 1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 35.800 € |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 | 44.600 € |
Allure Pack | 1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 37.450 € |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 | 45.850 € |
Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 | 47.350 € |
GT | 1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 40.250 € |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 | 48.650 € |
Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 | 50.150 € |