Novo Lexus RX inclui versão PHEV. Conheça os preços

Apresentação

Por AF 02-12-2022 09:34

O RX foi o SUV pioneiro da Lexus e o primeiro SUV de luxo do mundo. Desde a primeira geração, lançada em 1998, a marca nipónica já vendeu mais de 3,5 milhões de unidades. Chega agora a Portugal a quinta geração, focada em mecânicas de solução híbrida, estreando variante PHEV. Os preços começam nos 83.500 € (PHEV) e para os clientes portugueses estão apenas dedicadas 24 unidades para o ano de 2023.

A nova geração do Lexus RX segue a linguagem de design estreada no também recentemente lançado NX, somando cunho mais dinâmico face ao modelo da anterior geração, com destaque para o efeito criado pelas óticas mais finas e compactas em conjunto com o rebaixar da linha do tejadilho em 10 mm e as entradas de ar de maiores dimensões.

A distância entre eixo cresce 60 mm e as vias estão mais largas (15 mm à frente e 40 mm atrás), mas mantêm-se os 4,890 m de comprimento, agora associados a um centro de gravidade 15 mm mais baixo. Tudo em prol de um superior dinamismo visual, reforçado quer pelas jantes de 21'', quer ainda pelo efeito criado em torno do pilar traseiro. O nome 'Lexus' surge agora inscrito na tampa da bagageira.

O interior está também mais focado no condutor, sem esquecer a qualidade dos revestimentos e os pormenores de manufatura, com pele e camurça artesanal (e sintética), segundo o conceito Takumi. O enorme monitor central de 14'' do sistema de infoentretenimento ganha destaque num interior que a Lexus anuncia ainda mais espaçoso e prático ao nível da acessibilidade da bagageira, a qual cresceu 73 litros. As portas laterais têm sistema de abertura elétrico, bastando pressionar um botão a partir do interior.

Esta quinta geração do RX estreia solução mecânica híbrida Plug-In, com a marca a acreditar que em Portugal o novo RX 450h+ será o sucessor lógico do anterior RX 450h, também por se somarem os benefícios fiscais para empresas. Para este novo PHEV, cruzamento de mecânica 2.5 litros a gasolina com motor elétrico colocado no eixo traseiro, para um rendimento máximo de 306 cv. A bateria de 18,1 kWh - colocada no fundo da carroçaria, e por isso em nada interferindo com a zona de carga - recarregável externamente deverá permitir cerca de 65 km de autonomia em modo elétrico e até 90 km numa utilização em circuito urbano. Os preços desta estreante versão PHEV vão dos 83.500 € aos 99.000 €.

Devido à fiscalidade portuguesa ter abolido os benefícios fiscais para motorizações híbridas convencionais, a versão 350h (245 cv) não terá expressão em Portugal, uma vez que os seus preços são mesmo superiores às da versão PHEV, ficando entre os 93.500 € e os 108.500 €.

No topo da gama, inédita versão híbrida 500h, de cariz mais desportivo: com motor 2.4 turbo, é o primeiro híbrido sobrealimentado da Lexus. Os 371 cv e os 550 Nm de binário máximo conjugam-se para uma aceleração 0-100 km/h na casa dos 6,2 segundos, com consumos médios entre os 8,2 e os 8,5 l/100 km. A tecnologia Direct4, estreada no RZ 450e, ajuda a uma distribuição inteligente da potência pelos dois eixos. Esta versão conta ainda com eixo traseiro direcional, esquema de amortecimento variável e sistema de travagem reforçado (discos dianteiros de 400 mm). Disponível apenas no nível de equipamento F Sport, o RX 500h tem um preço de 122.000 €

Paralelamente à estreia de esquema de sobrealimentação associado à tecnologia híbrida, o RX 500h apresenta-se com inédita e compacta caixa automática de 6 velocidades que surge no lugar da e CVT habitualmente utilizada pela marca em modelos híbridos. A bateria também é nova, com densidade dupla das células - ou seja, o dobro da capacidade no mesmo espaço de armazenamento.

Gama nacional novo Lexus RX:

RX 450h+ Comfort - 83.500 €

RX 450h+ Executive - 88.500 €

RX 450h+ Premium - 90.000 €

RX 450h+ Luxury - 99.000 €

RX 350h Comfort - 93.000 €

RX 350h Executive - 97.700 €

RX 350h Premium - 99.500 €

RX 350h Luxury - 108.500 €

RX 500h F Sport - 122.000 €

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação