A Stellantis investiu mais de 100 milhões de dólares para o desenvolvimento do maior projeto mundial geotérmico de lítio na Califórnia, apostando na descarbonização das cadeias de abastecimento e na produção de veículos elétricos a bateria.
O novo acordo da Stellantis com a Controlled Thermal Resources Holdings Inc. (CTR) fará avançar o desenvolvimento do referido projeto, que incluirá o aumento do fornecimento inicial de hidróxido de lítio para baterias – de 25.000 para 65.000 toneladas métricas por ano, a partir de 2027 –, sendo expetável que a capacidade total de recursos possa atingir até 300.000 toneladas métricas de carbonato de lítio equivalente por ano.
O projeto irá recuperar lítio de fontes geotérmicas usando energia renovável para produzir produtos de lítio para baterias mais ecológicas, através de um processo totalmente integrado, eliminando a necessidade de tanques de evaporação, minas a céu aberto e/ou processamento de lítio alimentado por combustíveis fósseis.
«A base da nossa descarbonização é líder na indústria (...) as baixas emissões e o fornecimento sustentável são pilares na produção dos nossos veículos elétricos», afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
O plano do grupo Stellantis – que inclui, entre outras, as marcas Citroën, Peugeot, DS, Opel, Alfa Romeo e Fiat – prevê o lançamento de mais de 25 novos modelos elétricos (BEV) até 2030, com a expetativa de atingir 50% das vendas com modelos 'zero emissões' nessa data.
Para atingir esses objetivos, a Stellantis pretende garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade, apoiada por seis fábricas de baterias instaladas na América do Norte e na Europa.