A Lamborghini selecionou a Semana do Automóvel de Monterey, certame na Califórnia (EUA) que inclui, entre outros eventos, o célebre Concurso de Elegância de Pebble Beach, para revelar o Lanzador Concept, estudo que antecipa o primeiro elétrico do fabricante de Sant’Agata Bolognese (Itália), que tem estreia comercial planeada apenas para 2028.
Fuga de imagens e informações na Internet antecipou o anúncio do automóvel, que tem, sem surpresa, o formato de 'Sport Utility Vehicle' (SUV), mesmo se inspirado em Gran Turismo com 2+2 lugares. Esta configuração interior, somada ao desenho exterior, garante ao Lanzador diferenciação suficiente do Urus, que a Lamborghini pretende propor como elétrico a partir de 2029.
Visualmente, o Lanzador Concept não introduz novidades no ‘design’ da marca, o que significa a partilha de muitos elementos de estilo com os superdesportivos da Lamborghini, nomeadamente com o Revuelto, topo de gama novo. Desconhecem-se mais pormenores, sobretudo no capítulo técnico, mas conta-se que o protótipo é baseado na plataforma SSP (acrónimo de Scalable Systems Platform), arquitetura que o Grupo VW está a desenvolver para substituir tanto a PPE produzida por Audi e Porsche como a MEB utilizada pela maioria dos automóveis elétricos do consórcio.
Recentemente, Oliver Blume, o homem-forte do Grupo VW, confirmou a possibilidade de produzir automóveis com potências até 1700 cv, utilizando-se a aplicação mais extrema de arquitetura técnica que admite o recurso a três ou quatro motores elétricos.