Na 6.ª etapa do Moto2 de 2018, no Circuito de Mugello, Miguel Oliveira ganhou o G.P. de Itália, conseguindo a 1.ª vitória (e o 4.º pódio) da época. O piloto português da KTM protagonizou corrida fantástica, depois de qualificação dececionante: somente 11.º.
Oliveira atacou desde o arranque, fabuloso, ganhando vários lugares até à curva 1, que fez em 5.! Depois, durante 21 voltas, punho trancado e lutas ferozes e leais, sobretudo com o italiano Lorenzo Baldassarri (Kalex), registando-se diversas mudanças de líder na ponta final da corrida. O português iniciou a volta decisiva em 2.º, mas recuperou a 1.ª posição e manteve-a até à bandeira de xadres, que cruzou 0,184 s antes do adversário. O espanhol Joan Mir (Kalex) acabou em 3.º, a 0,334 s do português. Francesco Bagnaia (Kalex) foi apenas 4.º, a 0,448 s, mas mantém a liderança do Mundial, com 111 pontos. Miguel continua em 2.º, mas agora só a 13 pontos do comandante
Mugello é circuito talismã para Miguel Oliveira. Em 2015, na categoria Moto3, o piloto português, ganhando em Itália, venceu corrida do Mundial de Velocidade pela 1.ª vez! Próxima etapa do campeonato: G.P. da Catalunha, a 17 de junho.