A Jaguar Land Rover anunciou que os seus automóveis, num futuro breve, serão capazes de reconhecer se os seus ocupantes estão enjoados pelo movimento do veículo e minimizar esse desconforto que afeta, segundo o fabricante, 70 por cento dos passageiros.
Devido à sua investigação sobre o enjoo num veículo, a Jaguar Land Rover afirma ter criado um algoritmo que gera “uma pontuação sobre o bem-estar” de cada passageiro. Estes dados podem ser utilizados para personalizar automaticamente o estilo de condução e as caraterísticas do interior do veículo de modo a reduzir os efeitos desconfortáveis que os passageiros sofrem até cerca de 60% dos casos.
A Jaguar Land Rover recolheu os dados, gerados durante mais de 25.000 km, de pessoas que enjoam durante as viagens de carro e verificou as suas causas, como por exemplo, ver as mensagens do seu telemóvel. De acordo com o construtor britânico, estes dados permitiram a criação de um estilo ideal de condução para o veículo autónomo e um trabalho a realizar no futuro para minimizar a necessidade de fazer correções ao volante perante o risco de enjoo, enquanto os passageiros trabalham ou descansam.
Spencer Salter, investigador da Jaguar Land Rover na área das tecnologias para o bem-estar, refere que “até à data muito pouco se sabia sobre as causas do enjoo e como minimizá-las”. E acrescenta: “À medida que avançamos para um futuro com veículos autónomos, onde os ocupantes terão mais tempo para trabalhar, ler ou relaxar durante as viagens mais longas, é importante desenvolver veículos que possam adaptar-se de modo a reduzir os efeitos provocados pelo enjoo durante a condução”.
“O desconforto durante o movimento ocorre, em muitos momentos, quando os olhos observam, geralmente durante a leitura, informação distinta daquela que é recebida através dos ouvidos, pele ou corpo”, explica aquele especialista.
A ‘classificação do bem-estar’ calcula, através de sensores biométricos que registam os sinais fisiológicos, se o condutor e os passageiros estão enjoados. Combinar estes dados com o movimento e com os dados da dinâmica do veículo, faz com que o veículo saiba quando o condutor ou um passageiro começam a estar enjoados, mesmo antes destes sentirem qualquer sintoma, refere em comunicado o fabricante que é propriedade do grupo indiano Tata.
A Jaguar Land Rover declara, ainda, que os seus automóveis atuais já são concebidos para ajudar a combater a sensação de enjoo. “Por exemplo, o Jaguar E-Pace dispõe de 26 posições para configurar os bancos e encontrar a posição mais confortável, ao nível dos olhos, para ver o ecrã de infoentretenimento ou a possibilidade de arrefecer o banco. Verificou-se que estes dois fatores reduzem significativamente a possibilidade de enjoar”.
Além disso, o sistema Adaptive Dynamics do E-Pace também reduz o movimento do veículo na estrada através da modificação dos parâmetros da suspensão a cada 10 milissegundos deste modo assegura que os passageiros usufruam sempre do maior conforto possível.
A primeira fase do estudo termina este mês e os resultados já estão a ser implementados nos novos projetos da Jaguar Land Rover, que ambiciona “criar um interior o mais personalizado possível para os clientes” dos seus próximos veículos.