Red Bull faz 'pit stop' com gravidade zero!

Vídeos

Por Auto Foco 21-11-2019 17:27

Depois de alcançar dois recordes sucessivos na troca dos quatro pneus numa corrida de Fórmula 1, a Red Bull Racing levou este desafio para um nível espacial: a equipa acaba de realizar o primeiro ‘pit stop’ da história com gravidade zero.

A troca dos pneus durante uma corrida de Fórmula 1 é sempre um momento de enorme tensão, onde cada milésimo de segundo conta. A equipa Red Bull Racing tem impressionado nesta matéria, conquistando sucessivos recordes. O último aconteceu no domingo passado, dia 17, no Grande Prémio do Brasil, com o tempo-canhão de 1,82 segundos, a suplantar os já por isso incríveis 1,88 segundos que a equipa tinha rubricado na Alemanha.

Consolidado o domínio em terra, a busca de novas emoções levou a equipa a viver uma aventura a uma altitude de 33.000 pés, concretizando o primeiro ‘pit stop’ da história com gravidade zero.

Esta operação decorreu a bordo de um avião especialmente concebido para o treino de cosmonautas - um Ilyushin Il-76 MDK - numa colaboração com a agência espacial russa Roscosmos.

Antes de rumarem aos céus, os 16 elementos responsáveis pelo ‘pit stop’ e respetiva equipa de filmagens receberam formação no Centro Yuri Gagarin. Só depois o modelo RB1 2005, que pesa 400 kg, foi colocado a bordo. As várias tentativas foram realizadas numa janela de oportunidade de apenas 15 segundos, com a aeronave a descrever parábolas de 45 graus no céu a 10.000 metros de altitude.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos