Euro NCAP-2019: 75% dos examinados obteve 5 estrelas

Atualidade

Por Auto Foco 13-02-2020 13:32

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), entidade europeia que avalia a segurança de automóveis novos, afirma que 2019 foi um dos anos em que teve maior atividade desde que foi fundado, em 1997.

Cinquenta e cinco automóveis foram testados pelo Euro NCAP o ano passado, em representação de 26 marcas. Pelo ‘programa’ passaram quase todos os modelos novos (92%) lançados no mercado europeu em 2019, fornecendo aos consumidores orientações valiosas sobre a sua segurança. Apenas três por cento dos carros novos vendidos na União Europeia não foram classificados pelo Euro NCAP no ano transato.

E o que as classificações nos dizem? Cerca de 75% dos carros testados em 2019 alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas. Para atingirem essa distinção, cumprindo todos os requisitos atuais do Euro NCAP, aqueles automóveis dispunham – de série ou em opção - da maioria das tecnologias de prevenção de acidentes mais modernas. Nestas incluem-se, a travagem autónoma de emergência (AEB), em cerca de 90% dos veículos examinados e opcional em 5%. O sistema AEB para prevenir atropelamentos estava instalado de fábrica em 85% das viaturas, e de deteção de ciclistas (desde 2018) em cerca de 80% dos novos carros testados.

Acrescentem-se as altas taxas de instalação dos sistemas de controlo de velocidade (cruise control com limitador/aviso de velocidade) e de alerta/assistência para transição involuntária de faixa de rodagem, que também equipavam a generalidade dos candidatos.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade