Hummer EV: SUV elétrico mostra-se pela primeira vez

Depois da 'pick-up', aí está o SUV. Primeira aparição do elétrico que faz regressar nome mítico da indústria automóvel norte-americana aconteceu numa reunião de investidores da General Motors.

Atualidade

Por VM 20-11-2020 12:11

A carroçaria SUV da versão moderna do Hummer é a mais esperada no regresso do modelo depois de paragem de quase uma década. Só agora foi revelada imagem da versão de produção, que confirma a presença de todos os elementos do estilo da pick-up, com grelha minimalista e afilados faróis de LED. Mais reminiscentes são os avantajados guarda-lamas e o para-brisas exíguo. O novo SUV elétrico também tem tejadilho plano como os antecessores.

Na pick-up, pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, que permitem a transposição de obstáculos verticais até 45,7 cm e passagem a vau até uma profundidade de água de 61 cm. Se não bastar, o veículo pode ter pneus ainda maiores, de 37 polegadas.

A energia vem de três motores elétricos que produzem um total de 1014 cv e 15.592 Nm, transmitidos às quatro rodas. A aceleração de 0-96 km/h cumpre-se em apenas três segundos, recorrendo-se ao sistema de controlo de arranque, a que a marca chamou “Watts to Freedom”.

Os motores são alimentados por uma bateria Ultium, que permite autonomia superior a 560 km e em que carregamento pode ser realizado em postos rápidos até 350 kW: 161 km em tão-só dez minutos.

O Hummer EV estará disponível com sistema de quatro rodas direcionais que integra inovadora função CrabWalk – ou passo de caranguejo. Permite que as rodas dianteiras e traseiras girem no mesmo ângulo em velocidades baixas, permitindo que o SUV se movimente… na diagonal. A GMC considera que a tecnologia permite maior manobrabilidade em terrenos desafiadores.

O Hummer EV, no lançamento, no final do próximo ano, estará disponível em edição 1, que nos Estados Unidos custará 112.595 dólares. Seguir-se-á o Hummer EV 3X no outono de 2022, por 99.995 dólares, mantendo os três motores, mas com potência e binário reduzidos a 811 cv e 12.880 Nm, respetivamente. A autonomia também cairá para 483 km.

Na primavera de 2023, a GMC apresentará uma variante 2X, por 89.995 dólares, com motor duplo, que desenvolve 634 cv e 10.033 Nm. Apesar da queda de desempenho, o SUV ainda será capaz de percorrer 483 km com uma única carga de bateria.

Um ano depois, na primavera de 2024, a empresa lançará um modelo básico por 79.995 dólares, com dois motores e autonomia reduzida para 402 km.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade