Carro voador já fez 100 km entre duas cidades

Voo entre as cidades de Nitra e Bratislava, na Eslováquia, demorou 35 minutos.

Vídeos

Por VM 05-07-2021 11:48

A Klein Vision, empresa eslovaca que prepara o lançamento do AirCar, está mais perto de se tornar na primeira fabricante a comercializar uma versão do carro voador. O seu mais recente protótipo acaba de cumprir com sucesso mais um voo de teste (o 142.º), desta feita ligando os aeroportos de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O trajeto durou cerca de 35 minutos, o suficiente para percorrer os cerca de 100 km que separam as duas cidades.

Com um motor a gasolina de origem BMW, com 1,6 litros de capacidade e potência a rondar os 160 CV, para uma autonomia de voo estimada de cerca de 1.000 quilómetros, o AirCar conseguiu encurtar o tempo de viagem para menos de metade do que demoraria por estrada, chegando a atingir 190 km/h de velocidade de ponta a cerca de 2500 metros de altitude.

Chegado ao destino, menos de três minutos chegam para "arrumar" as asas (o mecanismo é totalmente elétrico), passando a conduzir-se como um automóvel convencional.   

A Klein Vision produzirá agora para uma versão mais avançada (a 6.ª), com motor de 300 cv para velocidades a rodar já os 300 km/h e com capacidade para transportar mais do que os 200 kg autorizados na versão atual.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos