Hipercarro da Lamborghini com V8 híbrido biturbo

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Por Auto Foco 21-09-2022 19:14

A Lamborghini Squadra Corse, departamento de competição do construtor italiano, revelou as primeiras especificações técnicas do protótipo LMDh para a classe Hypercar do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA e na classe GTP do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.

De acordo com os regulamentos LMDh emitidos pelo Automobile Club de l'Ouest (ACO), organizador das 24 de Le Mans, pela Associação Internacional do Desporto Motorizado (IMSA) e pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), o protótipo terá uma unidade de potência híbrida constituída por um motor de combustão interna e um Sistema de Recuperação de Energia (ERS) com uma potência combinada máxima de 500 kw (680 cv).

Além do kit ERS, a Lamborghini optou por utilizar um motor de combustão interna de 8 cilindros, num ângulo de 90 graus, twin-turbo, desenvolvido pelo departamento de competição da empresa, Squadra Corse.

«Com a Lamborghini a embarcar num futuro de hibridização na sua produção de automóveis de estrada, o LMDh representa um projeto específico de energia/performance baseado nas experiências das próximas gerações dos seus automóveis desportivos, alinhando-se totalmente com a estratégia Cor Tauri da empresa. Desta forma, a Squadra Corse, ao dar o passo para uma nova era da competição movida por uma propulsão híbrida, está a adaptar-se perfeitamente à transição da Lamborghini para tecnologias híbridas», refere o fabricante de Sant’Agatta Bolognese em comunicado.

Os principais componentes do ERS incluídos no kit standard homologado do LMDh cobrem várias áreas, com o motor elétrico (MGU) a ser desenvolvido pela Bosch Motorsport. A unidade de gestão e armazenamento de energia é fornecida pela Williams Advanced Engineering, enquanto a caixa de sete velocidades híbrida P1359 é desenvolvida pela Xtrac.

O automóvel, que fará a sua estreia competitiva em 2024, tanto no IMSA Endurance Cup como no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, consegue atingir uma velocidade máxima de 340 km/h e pesa 1.030 kg sem combustível e sem condutor, de acordo com os regulamentos. Quanto às suas dimensões, terá uma largura máxima de 2.000 mm e um comprimento de 5.100 mm. A distância entre eixos é de 3.148 mm e o peso mínimo do motor é 180 kg.

O chassis é produzido em conjunto com a Ligier Automotive e os elementos de fibra de carbono são produzidos em Itália pela HP Composites, parceiro de longo prazo nas plataformas GT3 e Super Trofeo da Squadra Corse. 

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