Edição especial no aniversário do Porsche 911

O 911 S/T de edição limitada é o mais leve da geração 992 com o motor de 525 cv do GT3 RS e caixa manual!

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Por AUTO FOCO 02-08-2023 11:11

Para assinalar o 60.º aniversário do icónico 911, a Porsche celebra o prazer de condução com uma das versões mais puristas do desportivo.

O Porsche 911 S/T é edição de aniversário que une os pontos fortes do 911 GT3 com Pacote Touring e os argumentos técnicos do 911 GT3 RS, incluindo o motor boxer atmosférico de 4.0 litros com 525 CV, associado, pela primeira vez, a uma transmissão manual de relações curtas. A produção é limitada a 1963 unidades.

O 992 mais leve

Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco do desenvolvimento do 911 S/T não foi a utilização em circuito, mas sim as deslocações em estrada aberta.

Com apenas 1.380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o 911 S/T é o mais leve da geração 992. O capot, o tejadilho, os guarda-lamas e as portas, com as impressionantes entradas de ar, são fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O mesmo é aplicado à célula de segurança, à barra estabilizadora do eixo traseiro e ao elemento de reforço do eixo traseiro. De série, jantes em magnésio e vidros ligeiros. Ainda a ajudar à redução de peso, o isolamento reduzido e a supressão do eixo traseiro direcional. Contas feitas, o S/T é 40 kg mais leve do que o 911 GT3 Touring com caixa manual.

A Porsche anuncia 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e velocidade máxima de 300 km/h.

O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. O Pacote Heritage Design 60 Years 911 custa 18.093 euros. Por fim, o Chronograph 1 – 911 S/T está disponível por 12.352 euros.

A origem do nome

O nome marca este 911 S/T como o descendente de uma versão da primeira geração do 911 que era focada na performance. A partir de 1969, a Porsche passou a oferecer uma versão especial de competição do 911 S. Internamente, era denominado 911 ST.

As modificações no chassis, jantes, motor e carroçaria melhoravam significativamente a aceleração, travagem, tração e a aderência em curva. Nesta versão ainda não eram utilizadas as asas traseiras de grandes dimensões e outros apêndices aerodinâmicos. O novo 911 S/T recupera o espírito do 911 S (ST) original e transfere-o para a atual geração do Porsche 911.

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