O que é a iluminação ativa que a Audi vai estrear no Q6 e-tron? É inédita tecnologia que irá permitir ao condutor selecionar diferentes assinaturas de luz digitais, quer para as luzes diurnas, quer para animar a nova geração de luzes traseiras digitais OLED.

Ao adotar a tecnologia OLED (de certeza que já leu este nome na especificação de alguns televisores), a Audi permite moldar o aspeto exterior do Q6 e-tron e estabelecer novos padrões de personalização exterior.

No caso dos grupos óticos traseiros OLED digitais de segunda geração, os seis painéis de 360 segmentos OLED conseguem gerar uma nova imagem a cada 10 milissegundos, com a interação (via software) entre todos os segmentos a evitar que existam variações na intensidade luminosa.
Além da forte personalização permitida pela tecnologia. a Audi pretende que a aplicação dos segmentos OLED seja também importante no aumento da segurança rodoviária, ao permitir superior interação entre a ação do veículo e os condutores circundantes.

A tecnologia OLED digital abre ainda portas a novas conceções de design (bidimensionais e tridimensionaisdos grupos óticos, com estas fontes de luz de superfície a não exigirem a aplicação de refletores ou óticas adicionais,