Citroën C5 AirCross

Novos valores do antigamente

Apresentação

Por Ricardo Jorge Costa 26-08-2018 14:31

À ampla paleta de decorações para o exterior do veículo que se permite ao cliente, acrescentam-se cinco ambientes distintos para o habitáculo, incluindo uma escolha diversificada de materiais de revestimento, dos tecidos ao couro Nappa. O painel de instrumentos é composto por um painel digital TFT de 12,3’’e ao centro do tablier posiciona-se um ecrã tátil de 8’’.

A abertura ampla do compartimento de carga (1017 mm) e as suas dimensões cúbicas (999 mm de comprimento e até 1907 mm com os bancos traseiros rebatidos, e 583 mm de altura sob a chapeleira) facilitam o acesso e o acondicionamento de objetos de maiores dimensões e formatos diversos. Para aceder mais facilmente àquele espaço, o C5 Aircross dispõe de portão traseiro com acionamento elétrico e sistema mãos livres, bastando passar o pé sob o para-choques para ordenar à abertura automática. Os vidros dianteiros temperados duplos e com uma camada isolante, otimizando o isolamento acústico do habitáculo, para o que contribui o isolamento também do compartimento do motor.

A segunda tecnologia em realce, disponível em todas as versões do novo SUV, são as suspensões com batente hidráulico progressivo, que a Citroën estreou na Europa no novo C4 Cactus. Estes componentes adicionam dois batentes hidráulicos: um de distensão e um de compressão. Em compressões e distensões ligeiras, a mola e o amortecedor controlam os movimentos verticais sem necessidade de solicitar os batentes hidráulicos. Em compressões e distensões fortes, a mola e o amortecedor trabalham concertadamente com os batentes hidráulicos, que abrandam os movimentos de forma progressiva, evitando os esticões mais bruscos quando os elementos atingem o limite de curso. Contrariamente a um batente mecânico convencional, que absorve a energia, mas que reenvia uma parte da mesma, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.

O C5 Aircross dispõe de uma gama de motores Euro 6.2 e caixas manuais de 6 velocidades (CVM6) ou automática de 8 relações (EAT8). Duas versões a gasolina, 1.2 Puretech de 130 cv com CVM6 e 1.6 Puretech de 180 cv com EAT8, e três Diesel: 1.5 BlueHDi de 130 cv CVM6 ou EAT8 e 2.0 BlueHDi de 180 cv EAT8.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação