Hyundai Tucson

Piscadela de olho para cima

Apresentação

Por Paulo Sérgio Cardoso 16-09-2018 09:00

Desde que surgiu em 2015 como reforço da gama Hyundai (na altura, para o lugar do ix35), o Tucson tem espalhado charme por esta Europa fora, com as 390 mil unidades entregues a clientes dele fazendo o SUV bestseller da marca coreana.

Depois do verão, talvez até só em outubro (a entrada em vigor das novas normas de homologação para consumos e emissões poluentes, em setembro, esbarram no modelo da fiscalidade portuguesa, pelo que o importador ainda não arrisca definições de preço final...), o Tucson irá surgir de imagem refrescada, com tiques de personalidade herdados do mais pequeno e moderno Kauai, seja no exterior como, principalmente, no habitáculo. Os novos para-choques, portão da bagageira, desenho da grelha dianteira e grupos óticos (com tecnologia LED), bem como a nova paleta de 10 cores exteriores possível de combinar com os quatro ambientes interiores, não esquecendo a oferta amplificada de jantes que vão das 16’’ às 19’’, tratam do vinco de personalidade. Enquanto a lei das portagens nacionais também não for alterada, o Tucson é taxado como Classe 1 apenas com dispositivo de Via Verde.

O habitáculo acaba por revelar as principais mais-valias da atualização do SUV concorrente de Peugeot 3008 e VW Tiguan, com foco na ergonomia e na qualidade do tablier. O visor tátil que controla a maioria das funções de bordo (com exceção da climatização, de botões próprios, em zona mais inferior), com dimensões que vão das 5’’ às 8’’, surge agora flutuante no topo da consola central, mais à mão do condutor, existindo ainda novos revestimentos, com aplicações em pele na zona superior do tablier. Adequando o infoentretenimento à maioria dos requisitos atuais, o Tucson pode surgir com carregador indutivo para smartphone e suporte das plataformas de ligação Apple CarPlay e Android Auto, bem como a disponibilização de serviços Live, caso do preço atualizado dos combustíveis ao longo da rota.

Continuando a navegar ao sabor das tecnologias, são agora muitas as ajudas à condução disponíveis, podendo combinar-se, por exemplo, o controlo ativo da faixa de rodagem com o cruise control adaptativo numa breve experiência de condução quase autónoma. Não falta alerta de cansaço do condutor e aviso de ângulo morto, ou a ajuda da câmara de 360º nas manobras de estacionamento. Os bancos com revestimentos em pele parecem agora mais cómodos, podendo receber aquecimento e sistema de ventilação.

A gama de motores e transmissões foi profundamente atualizada com a entrada em cena do motor 1.6 CRDi, em variantes de 115 e 136 cv, para o lugar da anterior unidade 1.7. A versão menos potente existe apenas com caixa manual e tração dianteira, ao passo que a unidade de 136 cv também pode ser conjugada com tração integral e/ou caixa automática de 7 relações, de tecnologia de dupla embraiagem. Existem ainda duas mecânicas a gasolina de 1,6 litros, atmosférica de 132 cv e sobrealimentada, de 177 cv, seguindo o mesmo esquema de transmissões e tração do Diesel.

No topo da gama, estreante versão Diesel mild hybrid, a render 185 cv e 400 Nm de binário, a utilizar a nova caixa automática com conversor de binário, de 8 relações de fabrico próprio, sistema de tração integral e pequena bateria de iões de lítio de 0,44 kw/h, de 48V, de capacidade regenerativa e que serve apenas de assistência à aceleração, sem capacidade para fazer o Tucson rolar em modo 100% elétrico. A unidade 1.6 CRDi de 136 cv que testámos denota suavidade no trato e baixo ruído de funcionamento, mesmo em aceleração. Com caixa manual, pode existir alguma dificuldade de progressão abaixo das 1800 rpm.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI TUCSON

1.6 CRDI

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Injeção direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 115 cv/4000 rpm
Binário 280 Nm/1500-2750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,480/1,850/1,645 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 513 a 1503 litros
Depósito de combustível 62 litros
Pneus F 225/60 R17
Pneus T 225/60 R17
Peso 1507 kg
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 175 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,8 s
Consumo médio 4,8 l/100 km
Emissões de CO2 119 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

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