Hyundai Nexo

Potencial, tem…

Apresentação

Por José Caetano 26-09-2018 14:30

A Hyundai também trabalha na investigação da tecnologia da pilha de combustível que transforma o hidrogénio em eletricidade a bordo do automóvel, apresentando-a como alternativa para o futuro! Prova-o com modelo de produção, o Nexo, que não circulará nas estradas nacionais, devido à ausência de infraestrutura para abastecimento.

O sucessor do Tucson FCEV tem 4,67 m de comprimento, 2,79 entre eixos, 5 portas, 5 lugares e arquitetura de SUV. Nexo e Kauai integram a lista de 18 automóveis com tecnologias alternativas de propulsão que a marca pretende comercializar globalmente até 2025.

Enquanto o Tucson FCEV assentava na mesma plataforma das versões convencionais, a base do Nexo é exclusiva, por isso beneficiando de construção ligeira, sistema de propulsão mais potente e autonomia maior. No modelo novo, motor com 163 cv e 400 Nm (em vez de 135 cv e 300 Nm). O hidrogénio está armazenado em três depósitos com formas cilíndricas sob os bancos traseiros e a bagageira, que tem 461 litros, na configuração convencional.

Os 156 litros ou 6,3 kg de hidrogénio (no antecessor, a capacidade não ultrapassava os 140 litros ou os 5,6 kg) permitem aumento significativo da autonomia, de 470 km para mais de 750 km, do Tucson FCEV para o Nexo, que propõe condução despachada, vide a capacidade de aceleração 0-100 km/h, com promessa de 9,2 s. A velocidade máxima, para proteção da autonomia, encontra-se limitada a 179 km/h.

O Nexo também participa no programa da Hyundai para a digitalização do automóvel… No cockpit com imagem futurista, dois monitores digitais posicionados contiguamente no painel de bordo: o da esquerda é o da instrumentação e tem 7’’; o da direita possui 12’’e atua como comando do sistema de infoentretenimento. Entre os muitos equipamentos encontramos vários sistemas novos no catálogo do emblema sul-coreano, como o assistente de manutenção na faixa de rodagem que atua entre 0 e 145 km/h, quer em autoestrada e estrada, quer na cidade – este programa, por interagir com a navegação, regula a velocidade em função dos limites de cada via, de forma automática. Outra atração é o BVM, que supervisiona os ângulos mortos dos retrovisores exteriores através de câmaras instaladas lateralmente e na traseira do SUV, com projeção das imagens no ecrã central.

O Hyundai Nexo movimenta-se rápida e silenciosamente, emitindo tão-somente vapor de água. O Hyundai conduz-se como qualquer outro SUV e, na dinâmica ou no conforto de rolamento, comporta-se com competência q.b., confirmando o potencial da tecnologia que transporta. Nota final: este automóvel propõe evolução no design da marca asiática, antecipando, por exemplo, o desenho da 4.ª geração do Tucson, planeada apenas para 2020-2021!

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI NEXO

Motor
Tipo Síncronos, íman permanente
Potência 120 kW/163 cv
Binário 395 Nm
Bateria Polímeros de iões de lítio
Capacidade útil 1,56 kWh
Tempo de carga (0-80%) -
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 velocidade
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10.6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,670/1,860/1,630 m
Distância entre eixos 2,79m
Mala 461-1466 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 7jx17-225/60 R17
Pneus T 7jx17-225/60 R17
Peso 1814 kg
Relação peso/potência 11,12 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 179 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,2 s
Consumo médio 0,95 kWh/100 km
Autonomia 666
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Bateria -
Imposto de circulação (IUC) -

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