Porsche Macan

Ainda mais desportivo

Apresentação

Por Ricardo Jorge Costa 17-02-2019 16:05

Como diz o chavão, em algo que ganha não se deve mexer (ou mexer muito, ao ponto de desvirtuar), a Porsche retocou apenas a imagem (bem apreciada) do Macan, com ênfase na seção traseira, onde sobressai a faixa horizontal de luzes LED a unir os faróis. Esta tecnologia de iluminação mais eficaz e eficiente foi precisamente um dos focos da intervenção dos designers e engenheiros do fabricante alemão, presente também nas óticas dianteiras e na estreia do (opcional) sistema de distribuição de luz adaptativa, Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus). No resto, ligeira cosmética nos para-choques (o dianteiro com grelha e entradas de ar renovadas) e gama renovada de jantes em liga leve.

No interior, a principal novidade, e que salta desde logo à vista, dominante sobre o tablier, é o novo e maior ecrã tátil, com 10,9 polegadas, do igualmente aperfeiçoado sistema de infoentretenimento que a marca denomina de Porsche Communication Management (PCM), com funcionalidades de série em estreia, como o comando por voz inteligente e a navegação online (através de Google Maps), ou outras, como o Porsche Connect Plus (com módulo de telefone LTE e leitor de cartões SIM) e o Wi-Fi hotspot.

Ainda dentro do SUV renovado destaca-se (e também em opção) o volante desportivo GT (semelhante ao do 911), para a versão de topo de gama Macan S, que integra o botão Sport Response (através de simples pressão no centro do seletor de modos de dinâmica do veículo, o condutor pode afinar a resposta do Macan durante 20 segundos para dispor imediatamente da máxima performance) incluído no Pacote Sport Chrono (disponível também por pagamento adicional). As grelhas de ventilação redesenhadas, o novo para-brisas com aquecimento e o ionizador, que funciona em harmonia com o filtro de partículas de ar para melhorar a qualidade do ar no habitáculo, completam a dotação, que tem a estreia do sistema Assistente de Tráfego em realce entre as tecnologias de auxílio ao condutor.

As motorizações propostas no relançamento do Macan são duas, ambas a gasolina, porque acabou-se o Diesel na Porsche. Na entrada de gama, o motor de quatro cilindros e dois litros, de injeção direta e turbo, de 245 cv e 370 Nm, e no topo o Macan S com V6 de três litros sobrealimentado por novo turbocompressor twin scroll e instalado em posição central, no centro do V formado pelas duas bancadas de cilindros (resultando em percursos mais reduzidos entre a câmara de combustão e o turbo), debitando 354 cv e um binário de 480 Nm, num acréscimo de 14 cv e 20 Nm, face ao seu antecessor. A caixa automática de dupla embraiagem (PDK) de 7 velocidades e a tração integral são componentes comuns às duas motorizações e sem alternativa de outros. Ambas as versões do Macan dispõem de filtro de partículas e cumprem a norma de emissões Euro 6 d-Temp.

Quando está equipado com o Pacote Sport Chrono, o novo Macan S acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, menos 0,1 segundo do que o seu antecessor, e atinge velocidade máxima de 254 km/h. O consumo médio de combustível homologado (NEDC) fixa-se em 8,9 l/100 km. Menos fulgurante, o Macan de base (245 cv) acelera em 6,7 segundos de 0-100 km/h, alcançando a velocidade máxima de 225 km/h.

O comportamento dinâmico do Macan beneficia da otimização do sistema de tração integral (PTM) e na revisão da suspensão dianteira, em que os suportes das molas em alumínio substituem os anteriores componentes em aço e a barra estabilizadora foi afinada. Desde logo, maior rigidez estrutural e redução do peso não suspenso, para o que contribui igualmente o novo desenho das jantes em liga leve. A leveza e a direcionalidade, que são virtudes de nascença reconhecidas ao SUV compacto, sentem-se agora aprimoradas, e promovem o dinamismo do veículo com a motorização mais potente, com prestações superiores, a um patamar de quase desportivo. De qualquer modo, mesmo com 245 cv, o Macan é um… Porsche.

Pretendendo-se elevar a fasquia da dinâmica, pague-se pelo sistema de controlo ativo do amortecimento (PASM), a suspensão pneumática com regulação da altura ao solo do veículo e o sistema de vectorização de binário para o chassis, sofisticações disponíveis na farta e rica lista de opcionais. O diâmetro das rodas vai de 18 a 21 polegadas e as dimensões dos pneus mistos são díspares entre cada eixo: no dianteiro, 235/60 R18 a 265/40 R21 e, no eixo traseiro, entre 255/55 R18 e 295/35 R21.

A travagem é tema caro à Porsche e a cada passagem de geração ou tão só modernização de modelo, os componentes daquele sistema são aperfeiçoados para terem um desempenho sempre melhor. Na primeira renovação do Macan, não houve exceção, e o condutor poderá senti-lo na resposta mais precisa e imediata do pedal. No Macan S, a abordagem mais desportiva (que é intrínseca à renovação do SUV) reflete-se no aumento do tamanho dos discos dianteiros, cujo diâmetro e espessura aumentaram 10 mm (360 mm) e 2 mm (36 mm), respetivamente, e que, em opção, podem ser cerâmicos.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

PORSCHE MACAN

S

Motor
Arquitetura 6 cilindros em V
Capacidade 2995 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2x2 a.c.c./24 v
Potência 354 cv/5400-6400 rpm
Binário 480 Nm/1360-4800 rpm
Transmissão
Tração Integral
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. multibraços duplos
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,9 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,696/1,923/1,624 m
Distância entre eixos 2,807m
Mala 500-1500 litros
Depósito de combustível 65 litros
Pneus F 8jx20 - 245/35 R20
Pneus T 9jx20 - 275/30 R20
Peso 1850 kg
Relação peso/potência 5,22 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 254 km/h
Acel. 0-100 km/h 5,3 s
Consumo médio 8,9 l/100 km
Emissões de CO2 204 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação