A nova geração do Macan, atualmente o modelo mais vendido da Porsche à escala global, já está disponível no mercado nacional, onde tem conseguido também um desempenho fantástico, como o provam, a título de exemplo, as 250 unidades vendidas em 2018, isto quando estava já próximo de surgir a nova geração que aqui apresentamos.
As atualizações aplicadas ao Macan conferem-lhe aparência mais próxima dos restantes modelos da gama. Vejamos: atrás, por exemplo, há agora uma faixa que junta as duas óticas, solução próxima da utilizada nos 911, Boxster, Cayman, Panamera ou Cayenne. Trata-se de uma faixa de luz LED tridimensional tripartida com a inscrição ‘Porsche’ a surgir sobre as óticas de forma tridimensional. Na traseira do Macan há a referir, ainda, a reformulação do contorno das luzes, as novas luzes de travagem com design de quatro pontos e as ponteiras dos tubos de escape integradas na parte de baixo da traseira 'fechando-a dinamicamente para baixo', explica a marca. Na dianteira, faróis redesenhados, agora sempre com tecnologia LED, retoques nos para-choques, na grelha e entradas de ar. Destaque merece também o tamanho das jantes, que é agora diferente entre o eixo dianteiro e o traseiro.
No interior, o olhar direciona-se de imediato para o novo e maior ecrã tátil, com 10,9 polegadas, do igualmente aperfeiçoado sistema de infoentretenimento que a marca denomina de Porsche Communication Management (PCM), com funcionalidades de série em estreia, como comando por voz inteligente e navegação online (através de Google Maps), entre outras, como o Porsche Connect Plus (com módulo de telefone LTE e leitor de cartões SIM) e o Wi-Fi hotspot. Outras novidades: grelhas de ventilação redesenhadas e novos equipamentos opcionais: volante desportivo GT (herdado do 911), com botão Sport Response com o qual o condutor pode afinar a resposta do Macan durante 20 segundos para dispor imediatamente da máxima performance (incluído no Pacote Sport Chrono, também opcional), ou o sistema Assistente de Tráfego.
Quanto a motores, a gama Macan inclui o dois litros de 4 cilindros e 245 cv – 0-100 km/h em 6,7 s e velocidade máxima de 225 km/h – e aperfeiçoado três litros V6 sobrealimentado com 354 cv e 480 Nm (mais 14 cv e 20 Nm que antes). Assim, o registo 0-100 km/h (com pacote Sport Chrono) baixa 0,1 s, sendo de 5,1 s, enquanto a velocidade máxima é de 254 km/h. A caixa automática de dupla embraiagem (PDK) de 7 velocidades e a tração integral são comuns às duas versões.
Versão especial Spirit
Em exclusivo para Portugal e Espanha, a Porsche propõe série especial Spirit, que evoca o 924S Spirit de 1988. Ambos têm também em comum a proposta de apenas duas cores, branco e preto. Em 1988, foram produzidas apenas 15 unidades de cada cor do 924S Spirit, mas no Macan serão 100 unidades para cada uma. Já pode ser encomendado (89.911 €) e as primeiras entregas serão no final deste mês. As versões Spirit utilizam motor 2.0 a gasolina (245 cv) e estão recheadas de equipamento: sistema de amortecimento variável Porsche Active Suspension Management (PASM), direção assistida Plus, ParkAssist, entre outros. A Porsche anuncia que as versões Spirit constituem uma «vantagem económica superiora 6500 euros se for somado o valor dos elementos opcionais».