Último da espécie

Terceira modernização do SUV em menos de oito anos de produção, importantíssima para mantê-lo no topo das preferências até à chegada de geração 100% nova, em 2023, só com motores elétricos!

Apresentação

Por Vítor Mendes da Silva 27-01-2022 07:00

Na Porsche já arrancaram os testes dinâmicos da geração nova do Macan, com o cumprimento de itinerário com três milhões de quilómetros no caderno de encargos para cumprir até ao início da produção em série, planeado apenas para 2023. O automóvel fabricar-se-á somente como elétrico e será posicionado abaixo do Taycan e do Taycan Cross Turismo. Mas a estratégia da marca alemã não pressupõe, no imediato, um ponto final na disponibilidade de mecânicas térmicas num modelo tão importante para as contas da empresa – é o segundo modelo mais vendido entre todas as gamas da Porsche, com mais de 600.000 unidades vendidas desde o seu lançamento em 2014; 8500 em Portugal, onde também representa a porta de entrada para cerca de 80% dos clientes da marca.

Ao contrário (por tudo isto), os dois automóveis coexistirão no catálogo.

Na gama revista e atualizada, três motorizações. A versão de acesso Macan, com preços a partir de 82.526 €, está agora disponível com motor de 265 cv e 400 Nm, pulo de 20 cv e 30 Nm, face a versão que substitui.

No Macan S, desde 108.037 €, 380 cv e 520 Nm (+26 cv e 40 Nm), enquanto o GTS, no topo da gama recebe o maior upgrade: mais 60 cv de potência, para rendimento máximo de 440 cv e 550 Nm (+30 Nm). Os preços do Macan GTS arrancam nos 125.627 €.

O SUV mais compacto da Porsche fica, assim, preparado para mais anos de carreira comercial bem-sucedida. A modernização beneficiou-o tanto técnica como visualmente, com mudanças subtis. O Macan novo distingue-se pelas mudanças nos desenhos dos para-choques, molduras dos vidros das portas e paleta de cores para a carroçaria. Em complemento, faróis LED (tecnologia PDLS) e espelhos retrovisores da Porsche Design.

No habitáculo, com a digitalização do painel de bordo, o número de comandos físicos/mecânicos diminui de forma muito significativa, o seletor da caixa de velocidades tem apresentação mais moderna e os volantes são iguais aos introduzidos pela Porsche no 911.

Entre os equipamentos, suspensão pneumática (até 10 mm mais baixa e com aumento da firmeza do amortecimento), rodas de 21’’ (GT), vetorização do binário (PTV) no eixo posterior e pacote Sport Chrono. Na lista de opcionais, pacote GTS Sport com muitos itens exclusivos.

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