Está desde já disponível para encomenda no mercado nacional a nova geração Opel Astra Sports Tourer, com preços a partir dos 27.530 € para a motorização 1.2 Turbo a gasolina de 130 cv e caixa manual de seis velocidades. A variante eletrificada híbrida Plug-In, baseada em motor 1.6 turbo e a totalizar 180 cv de potência máxima combinada, tem preços a começar nos 39.775 € (valor com IVA, parcela que poderá ser deduzida em caso de aquisição por empresa).
A Opel tem tradição na produção de carrinhas compactas. Iniciou-a em 1963 com a Caravan do Kadett, renova-a com esta 11.ª interpretação da fórmula em cerca de 60 anos, a 6.ª sob o nome Astra adotado em 1992. Em 2010, mudança de designação para Sports Tourer. Entre Kadett e Astra, 25 milhões de automóveis, incluindo 5,8 milhões com este formato familiar, (mais espaço e versatilidade).

O Sports Tourer partilha até elementos da carroçaria com o Astra de 5 portas. A fórmula baixa o custo de produção, mas obriga a processo de desenvolvimento mais exigente, desde logo por reduzir a liberdade das equipas de desenho e engenharia – por exemplo, farolins comuns. No frente a frente das dimensões, os dois Opel são iguais só na largura. A carrinha mede mais 268 mm em comprimento, 57 mm entre eixos e 9 mm em altura.
As qualidades principais do Sports Tourer encontram-se no habitáculo, destacando-se, por exemplo, o espaço para pernas nos bancos traseiros e a capacidade da mala: o volume mínimo é de 597 litros (516 nas versões PHEV). Os encostos posteriores admitem rebatimento e a operação, fácil, cria armazém com 1634 litros (1533). Na categoria, Opel no topo. Mais: o compartimento está 60 cm acima do piso e o portão tem comando elétrico, o que simplifica sobremaneira as cargas e descargas. Entre os equipamentos, Intelli-Space para arrumação da bagageira (duas alturas de fixação da plataforma e hipótese de posicioná-la num ângulo de 45º) e possibilidade de retirar a chapeleira e colocá-la dentro de local específico. Na geração precedente da carrinha, mala com 540 a 1630 litros.

O Astra tem a mesma arquitetura do 308, mas o compacto da Opel é menos exuberante do que o Peugeot, pelo menos na apresentação do interior, sublinhando-se a coerência do desenho mais técnico do que artístico! Encontramo-lo no Vizor (grelha dianteira) e no Pure Panel (painel de bordo). O segundo está digitalizado e combina os monitores da instrumentação e do equipamento multimédia, ambos de 10’’. Os dois admitem configuração/personalização e o segundo tem comando tátil.
Impressões de condução
A expectativa da Opel é que a carrinha represente 70% das vendas do Astra e o motor 1.5 Diesel continue no topo da procura. Em Portugal, com esta unidade, caixa automática e modos de condução (Eco, Normal e Sport), programa indisponível nas versões manuais.

O Sports Tourer tem suspensão com regulação mais firme do que o 308 SW. A Opel preocupou-se com a satisfação das exigências dos alemães, que conduzem (muito…) mais depressa, devido às velocidades permitidas no país. A configuração não perturba o conforto, mas sentiram-se mais as irregularidades do asfalto no híbrido Plug-In com rodas de 18’’ do que nas versões 1.2 Turbo e 1.5 Diesel com pneus de 17’’.
A carrinha, com o Diesel, não tem a sobriedade da versão PHEV, mas o motor mais do que satisfaz, com resposta enérgica nos baixos regimes, o que deve aos 300 Nm às 1750 rpm. Já na versão híbrida Plug-In, comportamento mais sóbrio. Nos ambientes citadinos, a mecânica térmica mantém-se em silêncio e, existindo energia na bateria, o Astra move-se de forma silenciosa e sem gases de escape – fá-lo até à velocidade máxima de 135 km/h.
A experiência é, sublinha-se, relaxada. Recomendação para aproveitá-la ao máximo: posicionamento do seletor da caixa na posição B, para mais recuperação e regeneração de energia nas desacelerações e travagens. No PHEV, sem surpresa, mais conforto a bordo, devido à insonorização ótima do interior.
No equipamento de série, muitas assistências à condução. Entre os opcionais, Head-Up Display. Elogie-se, ainda, a posição de condução: volante bem posicionado e banco confortável.