A Hyundai pretende retomar as vitórias no Mundial de Ralis, na Argentina, a quinta prova da temporada. A jornada sul-americana relembra à Hyundai vitórias emocionantes, em 2016 e 2017. Há dois anos, Hayden Paddon levou a equipa ao triunfo, e o ano passado, Thierry Neuville ganhou por apenas 0,7 segundos sobre Elfyn Evans.
Um ano depois, a equipa sul-coreana encontra-se no primeiro lugar da tabela no Campeonato de Construtores, com uma vantagem de quatro pontos sobre a M-Sport Ford. O Rali da Argentina segue-se a três dias de testes em Portugal, na zona de Amarante, onde as duplas da Hyundai estiveram a desenvolver o i20 WRC.
O belga Thierry Neuville ocupa o segundo lugar no campeonato, a 17 pontos do líder Ogier, da Ford M-Sport. “O Rali da Argentina é um evento famoso que atrai uma multidão incrível de fãs dos ralis. Isso cria uma atmosfera fantástica que apreciamos muito durante as etapas. Temos boas memórias do rali do ano passado, que ganhamos de forma dramática na Power Stage. Espero que consigamos alcançar um resultado semelhante este ano. O Rali da Argentina é extremamente exigente e muito duro, tanto para o carro como para a dupla, por isso não o podemos encarar de ânimo leve”.
O norueguês Andreas Mikkelsen, de regresso à Argentina desde a vitória em 2016, procura o segundo pódio da temporada. “O Rali da Argentina é provavelmente um dos meus favoritos de toda a temporada. É um rali de terra muito peculiar, porque as estradas são arenosas o que combina um pouco mais com o meu estilo de condução; é possível criar um ângulo, o que ajuda a atacar melhor as curvas. As etapas podem ficar bastante agressivas na segunda volta, por isso tenho de ter cuidado com o carro, no entanto é um rali fantástico. O El Condor e a Mina Clavero são duas das etapas de estou ansioso”.
Para o espanhol Dani Sordo, após o quarto lugar na Córsega e o segundo no México, o objetivo é melhorar ainda na Argentina. “O enorme número de espectadores faz realmente com que este rali seja especial para todos. É sempre bom ver tanta gente alinhada ao longo do percurso a torcer por nós. Dá-nos um verdadeiro impulso independentemente da nossa performance. Claro que o nosso objetivo é lutar para estar na frente. Tivemos alguns resultados sólidos consecutivos, por isso queremos aproveitar este impulso para somar mais um pódio, em ralis de terra, ao que asseguramos no México”.
O percurso argentino conta com 18 etapas, numa distância de 360 km. A ação começa hoje à noite com a Super Especial Villa Carlos Paz. Amanhã, sexta-feira, será o dia mais longo, com 154 km, ao que se acrescentam 149 km na ronda de sábado. O domingo é muitas vezes visto como o momento alto do rali, com as etapas de El Condor e Mina Clavero.