Mação é já etapa incontornável no panorama nacional do trial 4x4 e, à semelhança de anos anteriores, a vila do distrito de Santarém foi palco de uma prova espetacular que fez as delícias das equipas e principalmente dos adeptos.
Além de uma pista extremamente exigente, com o recurso ao guincho a ser uma constante, a terceira etapa da época trouxe uma novidade: além da habitual prova de três horas de resistência, realizou-se uma especial noturna que serviu para abrir o apetite para o prato principal na capital do presunto.
No que à prova diz respeito, diga-se que foram constantes as mudanças na classificação geral com a vitória a sorrir a Luís Bacelo (Oficina Bacelo), em termos absolutos, tendo conseguido completar 15 voltas ao circuito.
«Foi uma prova positiva, um bocadinho cansativa. Já conhecíamos a pista, sabíamos que era um bocadinho dura e tentámos gerir deste o início», disse Luís Bacelo.
Na classe Extreme, António Silva (Canelas Pneus) teve vida facilitada face aos problemas mecânicos dos adversários, bastando-lhe gerir o andamento ao longo das três horas de resistência. Na segunda posição ficou Nélson Leitão (Imocteam/Tony Automóveis) que, apesar de não estar a competir no campeonato esta época, aproveitou o facto de estar perto de casa para regressar às pistas, e o bronze ficou para o humorista Pedro Alves (MonsTTer/Cistus), que apesar de ter tido problemas com a caixa de velocidades e com as ventoinhas do radiador, conseguiu subir ao pódio.
«Não tivemos azar nenhum, só partimos uma corda e andámos sempre de princípio ao fim», realçou o piloto António Silva.
Hat trick de Cláudio Ferreira
Cláudio Ferreira é líder isolado na classe Super Proto depois de ter conquistado a terceira vitória da época, conseguindo o pleno nas etapas já realizadas. Em Mação conseguiu dar mais cinco voltas ao circuito do que o segundo classificado, Flávio Gomes, que na segunda hora de prova teve problemas com a caixa de velocidades. Marco Polónio (Malpevent Team), que teve de parar devido a complicações na direção, fechou o pódio.
«O balanço é positivo, a pista estava cinco estrelas, foi um dia em grande. O carro portou-se bem, apesar de termos tido um pequeno problema com o guincho perto do final», salientou Cláudio Ferreira.
De último a primeiro
A classe Promoção continua a ser um espetáculo dentro do próprio espetáculo, com André Henriques (Tufão Team) a partir do último lugar rumo ao primeiro.
Fábio Ferreira (Irmãos Ferreira) liderou a prova durante grande parte do tempo, mas na reta final não conseguiu acompanhar o ritmo do adversário, tendo cedido a liderança. Rui Nunes (Veículo Longo Team) rolaram a um ritmo que lhes permitiu ficar com o bronze.
«No prólogo tentámos melhorar o tempo e tivemos a infelicidade de partir a caixa de velocidades, mais um desafio para esta fantástica equipa, que conseguimos trocar a caixa até ao início da prova de resistência e depois de muito suor e luta partimos do último lugar e fomos atrás de uma vitória que acabou por ser muito saborosa», afirmou o navegador Rodrigo Sousa.
Confira os pódios
Classe Absoluto*
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol
2.º Rui Querido – Toyota bj40
3.º Cláudio Ferreira – Proto Mercedes
Classe Extreme
1.º Canelas Pneus (António Silva/Daniel Jorge) – Toyota Hilux
2.º Imoc Team/Tony Automóveis (Nélson Leitão/Paulo Abreu) – Nissan Patrol
3.º MonsTTer/Cistus (Pedro Alves/Mário Silva) – Land Rover Defender
Classe Proto
1.º Oficina Bacelo (Luís Bacelo/André Neves) – Nissan Patrol
2.º Euro4x4Parts/Veicomer (Rui Querido/Ivo Mendes) – Toyota bj40
3.º Team RJ69 (Rui Rocha/Pedro Campas) – Toyota
Classe Super Proto
1.º Auto Higino (Cláudio Ferreira/João Lucas) – Crawler Mercedes
2.º TáBô Pacar Team 4x4 (Flávio Gomes/Pero Nascimento) – Crawler
3.º Malpevent (Marco Polónio/David Silva) – Crawler
Classe Promoção
1.º Tufão Team (André Henriques/Rodrigo Sousa) – Land Rover Defender td5
2.º Irmãos Ferreira (Fábio Ferreira/João Oliveira) – Jeep Wrangler
3.º Veículo Longo Team (Rui Nunes/Sandro Almeida) – Nissan Y61 Longo
* Esta categoria é determinada pela classificação geral no final de cada etapa. Quem der o maior número de voltas ao circuito é quem mais pontua.
Calendário desportivo para 2018
25 de março: Valongo
15 de abril: Reguengos de Monsaraz
3 de junho: Mação
1 de julho: Ourém
5 de agosto: Bragança
15 de outubro: Paredes
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