A temperatura amena e uma pista que ficou enlameada com a chuva que se fez sentir fizeram as delícias do público que compareceu em grande número em Espite, no concelho de Ourém.
Foi positiva a nota nesta prova que marca a quarta etapa da temporada, com Rui Rocha (Team Rj69) a não largar a liderança, alcançando a segunda vitória em termos absolutos da época, depois do ouro em Reguengos de Monsaraz, e também na classe Proto.
«A rampa grande metia um pouco de respeito (risos). A concorrência está forte e vamos continuar a trabalhar para vencer e ver se o carro aguenta», disse o navegador da equipa Team RJ69, Pedro Campas.
Cláudio Ferreira fez o pleno
Destaque para excelente regularidade de Cláudio Ferreira (Auto Higino), que alcançou o pleno: quatro vitórias em quatro etapas, alcançando, assim, a meta dos 100 pontos na classe Super Proto.
«Está a correr tudo às mil maravilhas. O carro tem-se portado impecável e isto é um desporto em que a sorte também é precisa e temos tido», realçou o piloto.
Pedro Alves voltou ao ouro
Na classe Extreme o humorista Pedro Alves (MonsTTer/Cistus) voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, depois da conquista do ouro em Reguengos de Monsaraz. Apesar do dia nem lhe ter começado bem, devido a problemas nos travões do Land Rover, na prova de resistência arrancou com tudo e terminou no primeiro lugar.
«Está a ser um ano bom, que finalmente está a retribuir-nos as três épocas em que temos este carro, estamos no bom caminho para alcançar o nosso objetivo que é sermos campeões», salientou Pedro Alves.
André Henriques: de trás para a frente
Na classe Promoção o ouro foi, pela terceira vez esta época, para André Henriques (Tufão Team). Em Espite esta equipa voltou a partir do último lugar, mas nas duas horas da prova de resistência conseguiu subir posições.
«Esta prova foi mais um teste de fogo para esta equipa. Conseguimos resolver todos os problemas que nos surgiram da parte da manhã, arrancámos em último, tal como nos aconteceu em Mação, frente, com um andamento muito bom e conseguimos chegar ao pódio com muita organização», justificou André Henriques.
Confira o pódio
Classe Absoluto*
1.º Rui Rocha – Toyota – 17 voltas
2.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 15 voltas
3.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 14 voltas
Classe Extreme
1.º MonsTTer/Cistus (Pedro Alves/Mário Silva) – Land Rover Defender
2.º NordHigiene Team (António Calçada/Vítor Rodrigues) – Suzuki Samurai
3.º Santerchips/Amturbocharger/Jot4x (João Vicente/Daniel Esteves) – Toyota
Classe Proto
1.º Team RJ69 (Rui Rocha/Pedro Campas) – Toyota
2.º Oficina Bacelo (Luís Bacelo/André Neves) – Nissan Patrol
3.º Mister Reboques (António Henriques/José Carlos Cabral) – Proto XS5
Classe Super Proto
1.º Auto Higino (Cláudio Ferreira/João Lucas) – Proto Mercedes
2.º TáBô Pacar Team 4x4 (Flávio Gomes/Pedro Nascimento) – Crawler
3.º Malpevent Team (Marco Polónio/David Silva) – Crawler
Classe Promoção
1.º Tufão Team (André Henriques/Rodrigo Sousa) – Land Rover Defender td5
2.º Veículo Longo Team (Rui Nunes/Sandro Almeida) – Nissan Y61 Longo
3.º Irmãos Ferreira (Fábio Ferreira/João Oliveira) – Jeep Wrangler
* Esta categoria é determinada pela classificação geral no final de cada etapa. Quem der o maior número de voltas ao circuito é quem mais pontua.
Calendário desportivo para 2018
25 de março: Valongo
15 de abril: Reguengos de Monsaraz
3 de junho: Mação
1 de julho: Ourém
5 de agosto: Bragança
15 de outubro: Paredes
Fotos GoAgency