Toyota na ‘pole’ em Le Mans

Nakajima mais rápido no TS050 Hybrid #8, com Alonso e Buemi. Albuquerque, 18.º na geral, o melhor entre os portugueses

Automobilismo

Por José Caetano 15-06-2018 12:33

O japonês Kazuki Nakajima, no Toyota TS050 Hybrid #8, que partilha com o espanhol Fernando Alonso e o suíço Sébastien Buemi, conseguiu a pole position para a edição-2018 das 24 Horas de Le Mans. É a 4.ª vez que a marca arranca do 1.º lugar da grelha para a corrida mais importante da resistência automóvel, que o fabricante ambiciona ganhar desde a década de 1980 – na história da competição criada em 1923, entre os construtores nipónicos, apenas a Mazda conseguiu vitória, em 1991, com o 787B e os pilotos Volker Weidler, Johnny Herbert e Bertrand Gachot.

Nakajima, depois de conseguir o tempo mais rápido na 1.ª sessão de qualificação, na noite de quarta-feira, com 3.17,270 m, conseguiu registo ainda melhor na fase inicial da 3.ª, a decisiva, antes da chuva atingir o Circuito de La Sarthe, em Le Mans, França, com 3,15,377 m, ficando só a 0,586 s do recorde do compatriota Kamui Kobayashi, o autor da pole position de 2017 (3.14,791 m), também em Toyota TS050 Hybrid.

Para Nakajima, início de vingança… Em 2016, quando faltavam apenas 3.23 m para o final da corrida, o piloto de 33 anos viu-se obrigado a parar na reta principal da pista, diante da garagem da Toyota, com avaria no TS050 Hybrid que dividiu com Buemi e o britânico Anthony Davidson… E, assim, para a Porsche, 18.ª das 19 vitórias à geral em Le Mans (conseguiu-a com o 919 Hybrid e Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb).

Em LMP2, Oreca 07-Gibson #48 da IDEC Sport Racing (Lafarge, Chatin e Rojas), com o tempo mais rápido (3.24,842 m). Nos GT, em LMGTE Pro, Porsche 911 RSR #91 na 1.ª posição, com 3.47,504 m (Lietz, Bruni e Makowiecki) e, em LMGE Am, outro 911 RSR no topo da tabela, o #88, da Dempsey Proton Racing, com 3.50,728 m (Cairoli, Roda e Al Qubaisi).

Para os três portugueses em ação no Circuito de La Sarthe, resultados modestos, com Filipe Albuquerque em 8.º na classe, com Hanson e Di Resta, em Ligier JSP217-Gibson da United Autosports, António Félix da Costa 12.º em LMGTE Pro, com Farfus e Sims, no BMW M8 GTE e Pedro Lamy apenas 10.º em LMGTE Am, com Dalla Lama e Lauda, no Aston Martin Vantage. Posições na grelha de partida: respetivamente, 18.º, 42.º e 57.º. Amanhã, corrida com início às 14h00, com 60 carros e 250.000 espectadores no Circuito de La Sarthe.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Automobilismo

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.   Saiba mais   ACEITAR