Em Nova Iorque, antes das corridas que colocam ponto final na temporada 2017-2018 da Fórmula E, como Jean-Eric Vergne (pilotos) e Techeetah (equipas) no topo das listas de favoritos aos títulos da 4.ª época de campeonato de monolugares elétricos, os italianos da Automobili Pininfarina confirmaram mais detalhes sobre o hiperdesportivo conhecido pelo nome «PF0», que tem lançamento programado para o final de 2020.
Propriedade do consórcio indiano Mahindra, que detém 76,06% do capital acionista da companhia de Turim fundada por Battista «Pinin» Farina» em 1930, a empresa ganhou fôlego no final de 2015, precisamente com o investimento asiático, equacionando pela 1.ª vez aventura independente no mercado automóvel, com gama de carros elétricos… No plano, depois do «PF0», família diversificada de modelos, incluindo SUV de luxo!
Apresentada em abril, em Roma, a Automobili Pininfarina possui sede em Munique, na Alemanha. Em Nova Iorque, anúncio da contratação de Nick Heidfeld, piloto alemão de 41 anos que compete com as cores da Mahindra Racing na Fórmula E para trabalhar no desenvolvimento do «PF0», com o início do programa de testes dinâmicos programado para as primeiras semanas de 2019.
«O ‘PF0’ representa a concretização de sonho de Battista ‘Pinin’ Farina com mais de 50 anos: produzir gama própria de automóveis que impressione tanto pelo desenho como pela tecnologia», explica Michael Perschke, diretor da marca italiana. «A oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de hiperdesportivos com ‘performances’ excecionais é incrível. Continuarei na Fórmula E na próxima temporada e pretendo transmitir tudo o que aprendi na competição quer aos engenheiros, quer aos designers», disse o ex-F1 (Prost, Sauber, Jordan, Williams, BMW Sauber e Renault). Luca Borgogno é o patrão do design.
Para o «PF0», a Automobili Pininfarina promete aceleração de 0 a 100 km/h em menos 2 segundos, velocidade máxima acima da barreira dos 400 km/h e até 480 km de ação, arrancando-se com baterias a 100% – e, na condução, privilegiando a eficiência em vez das performances.