A 3.ª etapa do Mundial de Resistência (WEC) decidiu-se algumas horas depois do final das 6 Horas de Silverstone… Na pista, Toyota sem adversários, com o TS050-Hybrid #8 de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Najakima a ganhar pela 3.ª vez em três corridas na supertemporada 2018-2019. Na 2.ª posição, como sucedeu nas 6 Horas de Spa-Francorchamps ou nas 24 Horas de Le Mans, TS050-Hybrid #8, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, a apenas 19,264 s dos vencedores, depois de 197 voltas e 1162,5 km!
Os melhores privados foram Gustavo Menezes, Mathias Beche e Thomas Laurante, no R-13 Gibson #3 da Rebellion, que terminaram a quatro voltas dos dois TS050-Hybrid. A equipa resistiu a arranque muito desastrado, quando Beche colidiiu com o SMP Racing BR Engineering BR1 #17 conduzido por Sarrazin. Mas, surpreendentemente, depois da verificação técnica, dois Toyota desclassificados por violação de artigo do regulamento de LMP1H, com componente no fundo plano dos protótipos a apresentar deformação acima do limite autorizado, quando submetido a teste de pressão, de 2500 Newton.
Os responsáveis da Toyota argumentaram que a deformação era o resultado de muitos incidentes de corrida, mas a explicação foi recusada, devido à ausência de relatórios de problemas com os TS050-Hybrid. Os técnicos da marca nipónica contra-argumentaram e garantiram que o componente é igual, na construção e no desenho, desde o início da temporada-2017 e passou em todos os testes, incluindo este ano, em Spa. A verdade é que o circuito de Silverstone foi repavimentado muito recentemente, intervenção com o objetivo de eliminar algumas fragilidades, como o excesso de ondulação penalizador, sobretudo, para os pilotos da categoria principal do Mundial de Velocidade (MotoGP)… Entre as alterações, mudanças de relevo nas curvas 1, 6, 16, 17 e 18 e corretores novos na 15 e na 17. No G.P. da Grã-Bretanha de F1 (6 a 8 de julho), diversos pilotos disseram que a pista estava (ainda) pior…
E, assim, revolução no pódio, com Gustavo Menezes, Mathias Beche e Thomas Laurent na 1.ª posição, ao volante do Rebellion R-13 Gibson #3. Consequentemente, ganharam o troféu mais antigo do desporto automóvel, o Royal Automobile Clube Tourist Trophy. O RAC atribuiu pela 66.ª vez o prémio introduzido em 1905 (Jacky Ickx, Jochem Mass e Alan McNish destacam-se no quadro de honra, todos com quatro triunfos). O arranque até foi muito infeliz, com Beche a colidir com o BR1-AER #17 de Sarrazin. Continuaram os dois e acabaram no pódio!
Em LMP2, Jackie Chan DC Racing dominantes, com os dois Oreca 07-Gibson da equipa nos dois primeiros lugares. Venceu o #38, com Tunh, Aubry e Richelmi, com menos 1,9 s do que o #37, com Jaafar, Tan e Jeffri. Na 3.ª posição, Signatech Alpine Matmut #36, com Lapierre, Negrão e Thiriet, a duas voltas.
Em LMGTE Pro, 1.ª vitória da temporada para a AF Corse e a Ferrari, com 488 GTE Evo #51 de Alessandro Pier Guidi e James Calado. Na 2.ª posição, a 14,351 s, 911 RSR #91 do Porsche GT Team, com Lietz e Bruni. Na 3.ª, a 35,710 s, Ford GT #67, da Ford Chip Ganassi Team UK. António Félix da Costa, divindo o Augusto Farfus no M8 GTE #82 do BMW Team MTEK, parou após 116 voltas, com problemas mecânicos que encheram o cockpit de fumo durante turno de condução do português.
Finalmente, em LMGTE Am, vitória da equipa que ganhou a categoria em Le Mans, no Porsche 911 RSR #77 da Proton-Dempsey Racing. Pedro Lamy perdeu o lugar no pódio na volta final – ultrapassou-o Jörg Bermeister, no 911 RSR #56 do Team Projet 1, 3,º no fim da maratona, atrás do Aston Martin Vantage #90 da TF Sport, com Yoluc, Adam e Eastwood, acabando em 4.º, com Paul Dalla Lana e Matthias Lauda, a 1,120 s. O trio do Vantage #98 da Aston Martin Racing defende o título ganho o ano passado e encontra-se em 4.º num Mundial com oito etapas, com 37 pontos, contra 76 do Ried, Andlauer e Campbell.
Classificação
1.º Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes, Rebellion-Gibson, 6:02.10,579 h
2.º Neel Jani e André Lotterer, Rebellion-Gibson, +1 volta*
3.º Stéphane Sarrazin e Egor Orudzhev, BR1-AER, +1 volta
LMP2
1.º Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Stéphane Richelmi, Oreca 07-Gibson, 6:02.03,724 h (+8 voltas)
2.º Jazeman Jaafar, Weiron Tan e Nabil Jeffri, Oreca 07-Gibson, +1,971 s
3.º Nicollas Lapierre, André Negrão e Pierre Thiriet, Alpine A470-Gibson, +2 voltas
LMGTE Pro
1.º Alessandro Pier Guidi e James Calado, Ferrari 488 GTE Evo, 6:01.08,201 h (+25 voltas)
2.º Andy Priauxl e Harry Tincknell, Ford GT, +35,710 s
3.º Michael Christensen e Kevin Estre, Porsche 911 RSR, +39,984 s
LMGTE Am
1.º Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell, Porsche 911 RSR, 6:01.11,238 h (+29 voltas)
2.º Salih Yoluc, Jonathan Adam e Charles Eastwood, Aston Martin Vantage, +46,878 s
3.º Jörg Bergmeister, Patrick Lindsey e Egidio Perfetti, Porsche 911 RSR, +59,027 s
*Bruno Senna não alinhou na corrida, na sequência de acidente nos treinos livres