Conhecido desde 2017, quando foi mostrado pela Yamaha ao Mundo no 45º Salão de Tóquio, o protótipo MOTOROiD continua a colecionar distinções internacionais de design. Depois do prémio Gold no International Design Excellence Awards (IDEA) e o prémio Luminary no Prémio Red Dot: Design Concept 2018, o ‘concept’ MOTOROiD recebeu também o iF Design Award 2019, fazendo assim o pleno nas três principais competições mundiais de design.
Prémio atribuído pelo International Forum Design, organização de design independente mais antiga do mundo, sedeada em Hannover, Alemanha, distinguindo a inovação no capítulo da mobilidade pessoal em que o motociclista interage harmoniosamente com a máquina. Equipado com um controle de equilíbrio de alta precisão via inteligência artificial e tecnologia autónoma, o MOTOROiD tem a capacidade de sentir a sua própria posição e ajustando, em tempo real, o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Tem também a capacidade de reconhecer o seu ‘dono’ e interagir com ele em outros aspetos graças à sua interface homem-máquina (IHM). O MOTOROiD inspira uma visão de mobilidade futura que leva os veículos para lá de simples ‘ferramenta para o movimento’.
A imagem exterior, por seu turno, está deliberadamente longe de ser atrativa, com o quadro a exibir os traços evidentes dos cortes feitos para a sua criação enquanto a carenagem está marcada com ‘cicatrizes’ e os pneus estão desgastados ao ponto de os sulcos serem quase inexistentes. Os designers e engenheiros quiseram assim mostrar ao público e de forma inalterada, o que os seus repetidos conflitos criativos deram à luz.