Goodyear continua a trabalhar em pneus para veículos autónomos

Atualidade

Por Auto Foco 13-03-2019 12:25

A Goodyear Tire & Rubber Company está a ampliar o seu trabalho com veículos autónomos, tendo sido escolhida enquanto fornecedor exclusivo de pneus para um serviço de transporte de passageiros autónomo de nível 4, denominado «Olli».

A Goodyear associou-se à Local Motors, com sede no Arizona, para efetuar testes de pneus com a Olli, a marca de um serviço de transporte autónomo para oito passageiros.

Acrescentar este veículo à frota de testes permitirá à Goodyear utilizá-lo para uma avaliação de mobilidade avançada em vários locais, incluindo as instalações de testes Mcity da Universidade do Michigan, o centro de investigação e desenvolvimento público-privado com aproximadamente 16 acres (65 000 m2) de estradas e infraestruturas de tráfego.

«O nosso trabalho em projetos de veículos autónomos, como o Olli, assinala outro marco no nosso caminho rumo a futuras soluções de mobilidade. Aprendemos através de programas piloto com novas empresas líderes, transferindo dados avançados sobre veículos e utilização partilhada de veículos para informação realmente útil e conectada, para melhorar o desempenho operacional e beneficiar os clientes», referiu Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear.

O trabalho de testes com veículos autónomos permite à Goodyear estudar as áreas de operação e manutenção que devem ser abordadas quando não existe um condutor aos comandos. O que inclui opções futuras de tecnologia de pneus para esses veículos.

O Olli, que esteve em exposição no stand da Goodyear no Salão de Genebra, estava equipado com pneus sem ar DuraWeb da Goodyear, solução que a empresa desenvolveu para oferecer pneus com tecnologia que elimine os trabalhos de manutenção para veículos industriais, especialmente em frotas.

Adicionalmente, no Luxemburgo, onde está situado um dos centros de inovação global da Goodyear, a empresa equipa três autocarros autónomos. Os veículos, operados pela empresa de autocarros Sales-Lentz, transportam até 14 passageiros por viagem em várias rotas locais.

Nos três autocarros, os pneus Goodyear estão equipados com sensores para recolher dados operacionais no mundo real, que os engenheiros e cientistas da Goodyear podem utilizar para mapear a manutenção preditiva e outros benefícios em termos de performance.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade