Maserati MC12 foi um marco; Frank Stephenson explica como o desenhou

Em contagem decrescente para a revelação do Maserati MC20, designer revela como ajudou à criação do antecessor.

Atualidade

Por VM 22-07-2020 11:42

Frank Stephenson é um dos nomes maiores do design automóvel em todo o mundo, com passagem pelos gabinetes de estilo de alguns dos maiores construtores da indústria, apresentando no seu invejável currículo criações tão icónicas como o Ford Escort RS Cosworth ou o Ferrari F430. Também foi o mentor do desenho do primeiro Mini da era BMW, depois de já ter passado pela britânica McLaren, onde ajudou a criar o balístico P1 e o 570S.

Na passagem pelo Grupo Fiat, em meados de 2020, também trabalhou com a Maserati, na produção do GranSport e do icónico MC12. Este último, é o mais recente destaque no seu canal de Youtube, que é já um sucesso na Internet e onde vai publicando vídeos com histórias e detalhes do processo criativo em torno dos modelos que assina.

No mais recente episódio da série ‘How I Designed...’ podemos assistir à criação de um esboço em papel e caneta, com pormenores deliciosos contados na primeira pessoa. Sobre o mítico MC12, Setphenson explica que a sua principal preocupação foi afastar tanto quanto possível todas as referências ao Ferrari Enzo, modelo com o qual partilha plataforma, maioria dos componentes e o V12 de 630 cv.

O designer explica que o Maserati foi desenhado para ser um carro de competição e que alguns dos elementos do estilo passaram à produção contra a sua vontade. Entre outros segredos. Vale a pena ver!

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade