Lamborghini já produziu 10.000 unidades do Aventador

Lamborghini celebra novo recorde de produção na fábrica de Sant’Agata Bolognese.

Atualidade

Por VM 10-09-2020 17:00

Desde o lançamento do Aventador em 2011, a Lamborghini já produziu 10.000 unidades do superdesportivo. O exemplar que completa este número redondo abandonou esta semana a linha de montagem na fábrica italiana de Sant’Agata Bolognese, um Aventador SVJ Roadster que se destina ao mercado tailandês, personalizado na cor Grigio Acheso (cinzento) com detalhes em Rosso Mimir (vermelho) e acabamento exclusivo do interior Ad Personam, em Rosso Alala (vermelho) e preto.

No lançamento, há nove anos, a marca disponibilizava a versão coupé do Aventador LP 700-4, com evoluída estrutura monocoque em fibra de carbono e motor V12 com 700 cv às 8250 rpm, anunciando 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e uma velocidade máxima de 350 km/h.

Em novembro de 2012, foi a vez da versão roadster, com um tejadilho composto por duas secções e é integralmente construído em fibra de carbono, fazendo uso de diferentes tecnologias, incluindo RTM e Forged Composite, soluções que garantem o maior impacto estético e um peso extremamente reduzido –  cada secção do tejadilho pesa menos de 6 kg.

Nesse mesmo ano, foi revelado o Aventador J, versão ‘aberta’ do supercarro, modelo único, homologado para estrada. E só em 2016, a Automobili Lamborghini voltaria ao modelo, com a apresentação do Miura Homage, uma série especial derivada do Aventador coupé para prestar tributo ao Miura, o antecessor dos superdesportivos com motor V12 da Lamborghini, e do Aventador S, introduzindo um novo design aerodinâmico, uma suspensão redesenhada e variante do motor aspirado de 12 cilindros e 6,5 litros, com mais 40 cv de potência, para 740 cv.

O mais extremo Aventador SVJ chegaria em 2018, com produção limitada a 900 unidades. O SVJ 63, uma edição especial com uma afinação única, que sublinha o uso extensivo da fibra de carbono, foi produzido em somente 63 unidades para render homenagem ao ano em que a Automobili Lamborghini foi fundada: 1963.

 

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade