Consola 'portuguesa' para futuros automóveis autónomos

Atualidade

Por Auto Foco 26-10-2020 18:57

Um instituto de pesquisa científica e uma empresa portugueses estão a desenvolver um projeto para a produção de uma consola para automóveis de condução autónoma do futuro próximo.

A S-Console, designação atribuída à consola central, é um projeto do CeNTI, é um instituto de I&DT que se dedica ao estudo e desenvolvimento de produtos nas áreas de nanotecnologia e materiais inteligentes, e da Simoldes Plásticos, empresa do grupo português Simoldes, que desenvolve componentes para a indústria automóvel.

Com um custo aproximado de 660 mil euros, apoiado em 437 mil euros pelo Feder, o projeto tem como objetivo a conceção de uma consola central para automóveis, que incorpora várias funcionalidades inteligentes e únicas, “que atualmente ainda não estão ao dispor da indústria automóvel, além de responder às atuais necessidades da indústria 4.0 e a valores como a sustentabilidade e a eficiência”, lê-se numa nota do CeNTI.

“Impulsionar a relação homem-máquina e dar ao utilizador mais controlo, autonomia, segurança e tranquilidade” são os principais objetivos da consola. Para os condutores, o novo equipamento “trará uma experiência completamente diferente, com melhor mobilidade e mais conforto”, afirmam os responsáveis do projeto. 

"A consola incorpora um seletor de caixa de velocidades que é ativado através de um simples toque, tendo ainda a capacidade de se recolher quando ativado o modo de condução autónoma. Para isso, foram concebidas superfícies interativas, materiais funcionais e inteligentes e sistemas eletrónicos de comunicação", refere o CeNTI em comunicado.

“Todas as funcionalidades foram desenvolvidas e monitorizadas para se ‘arrumarem’ dentro da consola. Deste modo, além de manter as suas linhas simples, seamless, conseguimos ter uma consola limpa e organizada, transmitindo tranquilidade ao utilizador", explica Inês Matos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.

Inês Matos acrescenta que a integração de materiais sustentáveis é também uma das principais características da consola, tendo havido a preocupação de a tornar “leve e amiga do ambiente”.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade