BMW i4 M50

Alemão de gema

Apresentação

Por Vítor Mendes da Silva 20-11-2021 07:00

Fotos: D.R.

Os BMW i3 e i8 iniciaram o processo de eletrificação do fabricante alemão. A segunda fase consistiu na introdução de sistemas híbridos nos modelos nucleares da marca, que receberam etiquetas iPerformance (para designar PHEV_desde 2016) e eDrive (para sistemas motrizes eletrificados). Atualmente, os BMW i são BEV, exclusivamente elétricos, e o i4 é o seu produto mais recente, fundamental para o sucesso da estratégia que acelerou com o lançamento do pioneiro SUV iX3.

Cabe agora ao primeiro modelo 100% elétrico da BMW para o segmento médio premium a responsabilidade maior de harmonizar as qualidades que caracterizam na marca bávara o prazer de conduzir. Elétrico, mas genuíno, desde a imagem à dinâmica!

Baseado na 5.ª geração da arquitetura da BMW para veículos eletrificados, o coupé de quatro portas anti Model 3 chegará a Portugal em fevereiro do próximo ano, em versões de duas e quatro rodas motrizes, com um ou dois motores elétricos. O i4 eDrive40 só com um motor de 340 cv e 430 Nm e tração traseira é o concorrente direto das versões mais populares da berlina da Tesla, anunciando velocidade máxima é de 190 km/h e autonomia de até 590 km livres de emissões. Já o BMW i4 M50, o primeiro automóvel 100% elétrico com chancela da divisão desportiva da marca bávara, com dois motores elétricos, um no trem dianteiro com 258 cv e outro traseiro com 313 cv (tração integral xDrive), anuncia potência total de 544 cv, mais 34 cv do que o M4 Competition equipado com fantástico seis cilindros a gasolina. Preparado para outros voos...

O rendimento máximo da dupla de motores elétricos só está disponível durante 10 segundos, ativando-se a função Sport Boost. A marca anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos e 225 km/h de velocidade máxima, enquanto a autonomia é de 510 km com uma carga da bateria de 83,9 kWh de capacidade (arrefecida a líquido e que permite carregamentos a 200 kW).

No primeiro contacto na Alemanha, entre Munique e Berchtesgaden, nos Alpes bávaros, primeiro em estradas sem limite de velocidade e depois em troços de montanha que recomendavam dose extra de prudência na condução, registo de sensações muito positivas!

No cockpit, i4 M50 sem grandes novidades, como outros produtos da rmarca também acelera a digitalização do automóvel, com mais comandos hápticos do que físicos.

No painel de bordo, copiado do SUV iX, a introdução do Curved Display, dois ecrãs combinados, com 12,3 polegadas para a instrumentação e com 14,9’’ para as restantes funções do veículo. A posição de condução baixa combina com o estatuto desportivo da berlina. O i4 M50 é à prova de críticas em matéria de acabamentos e materiais. Globalmente, qualidade acima da média. No habitáculo, liberdade de movimentos em todas as direções e cinco lugares.

Tecnicamente, é BMW de fio a pavio. No chassis, suspensão pneumática, amortecimento eletrónico, barras estabilizadoras ativas, vectorização do binário. Socorrendo-se da eletrónica, a BMW desenvolveu o IconicSounds Electric que proporciona sonoridades desportivas, através dos altifalantes do sistema de som. O automóvel é reativo tanto ao acelerador como ao volante. Na prática, ganha-se velocidade (muito!) depressa e a agilidade e a estabilidade surpreendem, notando-se pouco o peso da bateria (cerca de 550 kg), incluindo nas transferências de massa.

O BMW i4 M50 tem menos autonomia e potência do que o Model 3 Performance (567 km, 0-100 km/h em 3,3 s, 64.990 €), mas, historicamente, a BMW vale mais do que a Tesla. Está a anos luz em matéria de qualidade de construção e na apresentação, e o coupé de quatro portas e cinco lugares da marca alemã surpeendeu-nos no feeling da dinâmica desportiva e nas acelerações. Indicadores ótimos a confirmar em solo nacional, já com rédea mais solta...

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Ficha Técnica

Caracteristicas

CITROËN C4

1.2 PureTech 155 Shine Pack

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 1199 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, interc.
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 155 cv/5500 rpm
Binário 240 Nm/1750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 8 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,9 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,360/1,800/1,525 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 380-1250 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 195/60 R18
Pneus T 195/60 R18
Peso 1374 kg
Relação peso/potência 8,9 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 208 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,5 s
Consumo médio 6 l/100 km
Emissões de CO2 133 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 103,12 €

Medições

CITROËN

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 8,9/14,3 s
0-400 / 0-1000 m 16,5/30,7 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,2 s
60-100 km/h (D) 4,8 s
80-120 km/h (D) 6,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,2/9 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 714 km

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Apresentação