A Porsche iniciou a contagem decrescente para a atualização do automóvel que mais e melhor vende nos quatro cantos do Mundo: o Macan. Disponível desde a primavera de 2014, com motores de 4 e 6 cilindros, somente a gasolina, com 252 cv (Macan), 340 cv (Macan S), 360 cv (GTS), 400 cv (Turbo) ou 440 cv (Turbo com Pacote Performance), de 68.941 € a 124.942 €, o Sport Utility Vehicle (SUV) prepara-se para a 1.ª modernização, que coincidirá com o regresso das mecânicas a gasóleo ao catálogo – obrigatoriamente adaptadas às exigências das normas europeias de proteção do meio ambiente, as mais restritivas do Mundo.
Confirmando-se as informações de que dispomos, a edição-2019 do Macan tem estreia mundial confirmada para o Mondial de l’Automobile, no centro de exposições da Porta de Versalhes, em Paris, de 4 a 14 de outubro. As imagens que publicamos, exclusivas e em primeira mão, apresentam-nos a imagem do modelo, que não é muito diferente da atual, mesmo registando-se aproximação ao desenho do topo de gama Cayenne III. Os alemães, aparentemente, também são adeptos da máxima «em equipa que ganha…».
Em 2017, a Porsche registou recorde de vendas, com 246.375 automóveis vendidos em todo o Mundo, quase parecendo não existirem limites ao crescimento da marca alemã. Na comparação com 2016, as matrículas aceleraram 4%. Os registos do SUV com 4,6 m de comprimento e 2,8 m entre eixos também aumentaram, mas mais moderadamente (2%), transpondo, pela 1.ª vez, a barreira dos 97.000 exemplares!
As nossas imagens são de protótipo da versão Turbo apanhado durante etapa do plano de desenvolvimento, atualmente na etapa final. Na , faróis, grelha e para-choques novos, com o Cayenne III como modelo. No habitáculo, painel de bordo redesenhado e sistemas de info-entretenimento mais modernos. Como complemento, atualização dos comandos das principais funções de bordo.
Existem poucas informações sobre a gama de motores, mas a marca não renunciou ao Diesel, pelo menos na Europa. Os técnicos da Porsche desenvolveram geração nova de motores a gasóleo, obrigatoriamente cumpridoras das normas europeias antipoluição mais restritivas – montá-las-á no Macan, no Panamera ou no Cayenne. Responsável do emblema do consórcio VW confirmou-nos a informação e também admitiu a hipótese de adoção de sistema híbrido com tecnologia plug-in para recarregamento externo das baterias de iões de lítio.
Os primeiros exemplares do Macan-2019, SUV que a Porsche continuará a produzir em Leipzig, na Alemanha, ao lado de Cayenne e Panamera, surgirão no mercado ainda este ano.