Chama-se 9cento (lê-se ‘novecento’ com sotaque italiano) e é a mais recente ‘concept-bike’ da BMW Motorrad, mostrada ao mundo nas margens do Lago Como, durante o Concorso d'Eleganza Villa d'Este. Com linhas claramente inspiradas na S1000 XR e o motor de dois cilindros paralelos de 853 cc que equipa as novas F750 e F850 GS, pretende assumir-se como uma proposta desportiva, de forte vocação aventureira, mas sem abdicar da vertente turística. Performances, polivalência e conforto são linhas mestras de um futuro com igual à vontade nas rapidíssimas ‘autobahn’ alemãs como nas mais recurvadas estradas alpinas, nas largas avenidas de qualquer grande urbe como nas mais estreitas ruelas de uma qualquer aldeia remota.
Moto que, segundo o responsável do projeto, Edgar Heinrich, “possui um sentido de equilíbrio” cada vez mais raro nos projetos atuais, bem patente nos cuidados especiais colocados na capacidade de armazenamento ou na proteção aerodinâmica, algo que raramente se vê num veículo concetual. Aspetos racionais associados a design dinâmico e emocional, em proposta que transborda agilidade e leveza logo no primeiro olhar sobre a compacta silhueta. A maior volumetria centrada sobre a roda dianteira sublinha a configuração desportiva, bem acompanhada pela traseira elevada e curta, enquanto o painel lateral metalizado é pormenor típico da linhagem Adventure Sport da marca alemã.
Apesar de tratar-se de um protótipo que pretende aferir a recetividade do público a algumas soluções, nota desde logo para os cuidados ergonómicos nos controlos como na posição de condução, aparentemente acessível a partir de um banco razoavelmente baixo. Nota também para os cuidados ‘turísticos’, com a inovadora solução de transporte, com mala dupla de fixação através de electro imãs que, além do acrescido espaço de arrumação garante maior conforto para o passageiro. Tudo num ‘estudo’ de onde podem surgir os próximos membros da família F, na precisa altura em que começou a profunda remodelação da gama, com chegada a Portugal das F750 e F850 GS e quando se adivinha a descontinuação das naked F800 R e da turística F800 GT.