Portugal tem a 5.ª gasolina mais cara da Europa

Atualidade

Por AUTO FOCO 09-11-2021 20:44

Na Europa, o preço médio de venda da gasolina simples 95 (sem impostos) aumentou 5,4 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre de 2021 (até setembro), segundo o boletim publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Portugal praticou um preço médio de venda sem impostos mais baixo do que em Espanha, por exemplo, mas «a carga fiscal aplicada (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica», refere a mesma entidade.

Os preços são mais elevados do que os da média europeia (27 países) e o nosso país coloca-se na 5.ª posição entre os Estados-membros que têm os valores mais altos.

No gasóleo simples, o preço médio sem impostos na União Europeia aumentou 5 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre. «O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais elevados do que em Espanha», adianta a ERSE. Neste caso é atribuído a Portugal o 6.º lugar entre os preços mais altos, tendo em conta o valor médio nacional.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade